X

Radioterapia mais curta também é eficaz contra câncer de mama

Estudo clínico foi realizado no Canadá e publicado nos Estados Unidos.

Uma radioterapia intensiva durante três semanas é tão eficaz e segura entre mulheres com câncer de mama detectado precocemente quanto os tratamentos radiológicos habituais de cinco semanas, indicou um estudo clínico realizado no Canadá e publicado nos Estados Unidos.

As mulheres submetidas à radioterapia mais curta são expostas a um risco menor de reincidência do câncer até 12 anos depois do tratamento, além de sofrerem menos efeitos colaterais, explicou Tim Whelan, oncologista da Faculdade de Medicina da Universidade McMaster em Ontario (Canadá), o principal autor da pesquisa.

Acima de tudo, a técnica é tão eficaz quanto uma radioterapia padrão de cinco semanas, após a extirpação cirúrgica do tumor, acrescentou.

A conclusão da pesquisa modificarão as práticas médicas atuais para o tratamento do câncer de mama nos primeiros estágios da doença, tanto no Canadá quanto em toda a América do Norte e no mundo, estimou Whelan.

Os resultados serão publicados no "New England Journal of Medicine" desta quinta-feira e são objeto de uma apresentação na conferência da American Society for Therapeutic Radiology and Oncology.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

IBGE: educação infantil cresce em 2023 e retoma patamar pré-pandemia

Na faixa etária de 0 a 3 anos, a frequência escolar passou de 36,0% para 38,7% entre 2022 e 2023

Política

Após atraso, urgência para corte de gastos segue na pauta da Câmara

Ela não foi votada na noite dessa terça-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo