A rubéola, uma doença contagiosa muito comum em crianças, tirou o goiano Gustavo, de 23 anos, do Big Brother Brasil 8, reality show da TV Globo. A doença é causada por um togavÃrus (famÃlia de micróbios que inclui a doença humana e a cólera suÃna). A rubéola não é considerada grave, embora possa causar problemas aos fetos durante a gravidez. O caso do ex-big brother se enquadra em um surto recente. De acordo com o infectologista Gustavo Johanson, do Hospital Nove de Julho, mais homens - na faixa etária de 20 a 29 anos - vêm sendo contaminados pela doença.
Segundo o especialista, o fenômeno se deve a um outro surto da doença que ocorreu no começo da década. "Naquela ocasião, a campanha de vacinação privilegiou as mulheres", diz Johanson. Assim, de acordo com o infectologista, os homens ficaram mais suscetÃveis. A transmissão da doença ocorre pelas vias aéreas, por contato com pessoas infectadas - por meio de gotas de saliva - e ainda por via placentária. A rubéola é mais comum na infância, mas pode ser prevenida.
A vacina trÃplice viral (para rubéola, sarampo e caxumba) faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e deve ser tomada a partir do primeiro ano de vida, com reforço aos 4 anos. Adultos que não se vacinaram e ainda não tiveram a doença também podem procurar um posto de vacinação. Especialistas, como Paulo Olzon, chefe da Disciplina de ClÃnica Médica da Unifesp, acreditam que o ex-big brother Gustavo não tomou a vacina quando era criança - ou tomou apenas a primeira dose. O descuido vai custar a ele alguns dias de cama.