29 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Saiba mais sobre a calvície feminina

2 OUT 2007 - 08h03min
terra

A calvície não é um problema exclusivamente masculino. As mulheres, seja por herança genética ou fatores externos, como dietas de emagrecimento muito severas, podem ter queda de cabelo e serem atingidas pela calvície.


A alopecia androgenênica feminina, nome científico mais usado para identificar a calvície feminina, ocorre devido à ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que age sobre o hormônio masculino andrógeno (também presente no organismo feminino, mas em menor quantidade).


Segundo Juliana Burihan Cahali, dermatologista do Hospital do Servidor Público Estadual (SP), não existe um biotipo mais propenso a ter calvície feminina. "A alopecia pode acometer diversas faixas etárias e pode ter ligação com herança genética ou não. Ela costuma ser mais freqüente em mulheres na menopausa, por causa da redução hormonal", afirma Juliana.


Uma das causas da alopecia (queda de cabelo) é a hormonal, pois está ligada ao aumento de produção do andrógeno. A calvície também pode ter ligações com a herança genética em alguns casos. Quando alguém na família já tem o histórico de perda capilar é preciso ficar atento para qualquer queda de cabelo excessiva. O abuso de química nos cabeleireiros e uma dieta não balanceada também podem ter impacto sobre a estrutura capilar.


A cirurgiã plástica Célia Sampaio Costa, especializada em restauração capilar, afirma que as mulheres começam a perceber os primeiros sinais de queda capilar quando o cabelo começa a cair no travesseiro, no chão, nas roupas e na hora do banho.


Mulher pode ficar careca?
Para a dermatologista Áurea Lopes, a diferença entre a calvície feminina e a masculina se dá tanto nas causas quanto no padrão de perda do cabelo. "A mulher costuma ter uma perda maior na parte frontal da cabeça, enquanto os homens têm perdas laterais e na parte de cima da cabeça", declara Áurea.


Nestor Faulos Fraga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, acrescenta que o cabelo da mulher vai rareando sem recessão frontal, ou seja, nela não existem as "entradas", além disso, não existe uma localização específica para cair, é uma queda difusa.


"Raramente a mulher fica totalmente careca, a não ser que tenha uma alopecia areata, que é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pêlos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo", enfatiza Fraga.


Como prevenir e quais os tipos de tratamento para a calvície feminina?
Algumas vitaminas para o fortalecimento e crescimento dos fios e medicações anti-androgênica (que reduzem a ação dos hormônios masculinos) podem ajudar a prevenir a calvície.


Para Arthur Tykocinski, dermatologista membro da comissão organizadora do Congresso Mundial de Restauração Capilar, para um tratamento mais eficaz, a primeira coisa a ser feita é um bom diagnóstico.


"Uma série de exames deve ser realizada para que a causa da calvície possa ser descoberta. Fototricoscopia (exame microscópico do cabelo), biopsia do fio, exames laboratoriais como, por exemplo, de sangue e ultrasom, podem ajudar a obtenção de um parecer médico", declara Tykocinski.


O dermatologista Nuno Osório acrescenta que casos selecionados podem ser indicados ao transplante capilar e também a um tratamento com laser que parece aumentar o fluxo sanguíneo capilar e o metabolismo local.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Homem de 45 anos morador no bairro Alto morre por causa do coronavírus em Aquidauana

2
Aquidauana

Pesquisador avalia valores imobiliários praticados em Aquidauana e Anastácio

3
Miranda

Miranda edita novo Decreto para o enfrentamento da Covid-19

4
Geral

Procon encontra mais de mil latas de cerveja vencida à venda em cidade de MS

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max37

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"NÃO APRENDI..."

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Genius Escola de Formação Profissional

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4118
Cosméticos e Perfumaria

Realce Cosméticos

Rua Sete de Setembro, 734 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1920
Academias

Ativação

Rua José Bonifácio, s/n Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2109
Ver Mais
Fale com a redação