19 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Sair do emprego não garante que conta do FGTS fique inativa; entenda

28 DEZ 2016 - 15h45min
Campo Grande News
O governo liberou o saque do FGTS de contas que ficaram inativas até dezembro de 2015, porém para garantir que poderá contar com o montante é preciso ficar atento aos depósitos feitos pelo ex-empregador. Acontece que se o trabalhador deixou o emprego antes de 2015, mas a empresa continua depositando o fundo atrasado, a conta é considerada ativa e, assim, o saque proibido.
 
Para cada emprego com carteira assinada o trabalhador possui uma conta de FGTS, que é possível consultar pela internet com o número do PIS e senha, que pode ser cadastrada na hora. Com o e-mail também é possível ter acesso ao extrato completo das contas. Clique aqui.
 
Ao entrar no item 'extrato', o trabalhador encontra as informações sobre todas as suas contas, como nome da empresa, número da carteira de trabalho, da conta do FGTS, das movimentações e por fim, da situação da conta. Neste item está a informação mais importante. Se estiver um I, significa que está inativa e o saque pode ser feito, mas se constar um A, é considerada ativa.
 
Se o trabalhador deixou o emprego em 2014, por exemplo, e sua conta está ativa, significa que a empresa continua fazendo depósitos. No extrato completo é possível ver a quantidade depositada e as datas.
 
A conta é considerada inativa quando deixa de receber depósitos e isso acontece automaticamente, segundo a Caixa Econômica Federal. Portanto, quem tem a conta do FGTS ativa, ou que tenha ficado inativa em 2016, não pode sacar.
 
Regras - O governo liberou o saque total de contas inativas, desde 31 de dezembro de 2015. E tem direito ao recurso todos aqueles que já trabalharam com carteira assinada, sendo que para cada emprego há uma conta de FGTS.
 
Não é possível sacar o dinheiro de empregos atuais e a consulta do saldo pode ser feita informando o número do PIS e a senha, no site da Caixa. A senha pode ser cadastrada na hora, e também é possível saber pelo aplicativo para celular da Caixa.
 
O aplicativo do banco já é um dos mais baixados na Play Store de celulares androides. Em fevereiro, o governo vai divulgar a data em que o saque estará disponível.
 

Delivery Amorim_11
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Familiares informam velório de Joséfa Maria

2
Policial

Após temporal, idoso escorrega de telhado e morre

3
Policial

Homens são presos com pintados fora da medida em camionete

4
Policial

Homem é preso ao tentar fugir de bar sem pagar a conta

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min20 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aliás...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Supermercados

Supermercado União

Carlos F. Bandeira 12 Qdr. 15, conj. Ovídio Costa I - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3622
Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo