28 de fevereiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Saúde bucal: para envelhecer sorrindo

2 OUT 2007 - 10h09min
br press

Nesta segunda-feira (1º/10), mais de 18 milhões de brasileiros serão reverenciados pelo Dia Internacional do Idoso - um número que, graças ao aumento da expectativa de vida, tende a crescer nos próximos anos, podendo representar 13% da população do Brasil em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geometria e Estatística (IBGE). No entanto, viver mais pode não significar viver melhor. E, neste cenário, o comprometimento da saúde bucal pode prejudicar o envelhecimento.


O último Levantamento das Condições de Saúde Bucal da População Brasileira, realizado pelo Ministério da Saúde com a colaboração da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) entre 2002 e 2003, concluiu que o brasileiro com mais de 60 anos de idade já extraiu, em média, 26 dentes, sendo que três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.


Antes da velhice


Para o odontogeriatra Dalton Costa, doutorando em Periodontia com Ênfase em Envelhecimento pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e consultor da ABO, o caminho para tratar dos idosos começa bem antes de a velhice chegar. Ele alerta que os problemas, que vão além da falta de dentes - ainda segundo o levantamento, menos de 8% dos idosos apresentam saúde periodontal. Eles evidenciam falta de cuidado com a saúde bucal no decorrer da vida.


"Além de uma conseqüência do fato de muitos idosos nunca terem ido a um consultório odontológico, os problemas são agravados pela falta de cuidados especiais no atendimento a pessoas com mais de 60 anos", completa. Para se chegar à terceira idade com dentes saudáveis, são necessários cuidados constantes na infância, juventude e maturidade.


"A higienização diária e a visita regular ao cirurgião-dentista são fundamentais para a manutenção da saúde bucal. No consultório, a higienização é mais profunda, evitando doenças orais crônicas muito comuns nos idosos, como cáries de raiz, xerostomia (boca seca), bruxismo, lesões da mucosa oral, câncer oral, doenças periodontais", explica Dalton Costa.


O odontogeriatra alerta que a saúde bucal dos mais velhos deve muito aos hábitos cultivados no decorrer da vida, inclusive os alimentares. "Para chegar à terceira idade com dentes saudáveis é preciso praticar uma dieta à base de carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e fibras, evitando-se doces e refrigerantes", aconselha.


O odontogeriatra explica que, a partir dos 40 anos de idade, o ser humano adquire, normalmente, uma doença crônica degenerativa a cada década. "Estas doenças, como osteoporose, diabetes e cardiopatias, influem diretamente no tratamento odontológico e precisam ser levadas em consideração. Além disso, uma série de técnicas do tratamento odontológico precisa ser adaptada ao idoso, que tem mucosas mais sensíveis e finas, menor percepção de sabores, menos saliva e outras especificidades".


Hidratação e higiene


Os cuidados com a saúde bucal do idoso em casa também precisam passar por adaptações. "Para evitar a desidratação da boca e diminuir a concentração de bactérias, é importante beber água durante todo o dia. Além disso, para evitar que os lábios fiquem ressecados, pode-se usar manteiga de cacau", orienta Costa.


O odontogeriatra chama a atenção para cuidados especiais que devem ser tomados com usuários de prótese dentária. "A prótese precisa ser retirada após cada refeição para higienização fora da boca. Antes da colocação, a cavidade oral também deve ser higienizada", explica. "Quem não tem dentes deve utilizar gaze ou algodão embebido em água para a limpeza das mucosas, que deve ser feita após cada refeição e antes de dormir".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Funcionários da Coeso fazem greve em Aquidauana e Dois Irmãos contra o atual presidente

2
Aquidauana

Família encontra jovem que veio para fazenda em Aquidauana

3
Geral

Corpo de Bombeiros de Aquidauana é acionado para desobstrução na BR-262

4
Aquidauana

Aquidauana registra 13 novos casos e morte de idoso por coronavírus

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Padaria e Confeitaria Moderna

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 528 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3100
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Nova Aquidauana

R. Timóteo Proença, s/nº - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4596
Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira II

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 - Bairro Alto Aquidauana/MS 67 99903-6077 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo