X

O diretor estadual de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, minimizou nesta terça-feira os diagnósticos generalizados de "virose" dados pelos médicos nos postos de saúde de todo o Mato Grosso do Sul, em época de proliferação da Dengue.


A reclamação é que grande parte das pessoas que procura o serviço público de saúde, com os sintomas característicos da doença - febre e dores de cabeça e no corpo - recebe diagnóstico parecido, a receita de um analgésico e é mandada para casa.


Ele disse que, embora a Dengue seja uma doença muito grave, não deixa de ser uma virose e pode ser confundida com muitos outros males, como por exemplo a caxumba. "Tudo depende da resposta imunológica das pessoas", enfatizou, durante entrevista à TV Morena.


Mesmo assim, enfatizou a necessidade de procurar os centros de saúde com urgência, no caso de a pessoa apresentar febre alta persistente, por dois ou mais dias. "O terceiro e o quarto dia da Dengue são os mais críticos, é necessária muita hidratação e que a pessoa procure um serviço médico", declarou.


Eugênio de Barros também esclareceu que o governo está preparado para enfrentar a Dengue, tem profissionais treinados, segue o padrão de atendimento determinado pelo Ministério da Saúde e conta com equipamentos suficientes na maioria dos municípios. Alertou ainda que a dengue está em sua "Hora H" no Estado, devido às condições climáticas favoráveis para a proliferação do Aedes Aegypti.


Alguns municípios estão em situação de epidemia, como Coxim, Pedro Gomes, Miranda e Bodoquena. "É uma doença de difícil controle, é preciso a participação de toda a sociedade, é uma coisa que mexe com questões macro, como água, saneamento e moradia", finalizou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo

Economia

Renda dos mais ricos é 14,4 vezes superior à dos mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo