28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Ser otimista exige esforço pessoal, mas faz bem à saúde

10 FEV 2009 - 08h51min
Vya Estelar

Disposição e otimismo é meio caminho andado para que tudo corra bem, principalmente em relação à saúde. Sheldon Cohen, professor de Psicologia da Carnegie Mellon University, em Pittsburgh (Estados Unidos), diz que é preciso levar a sério a necessidade de manter um estado emocional mais positivo, já que é um fator importante na prevenção de doenças.

Delivery Amorim_11

Segundo o psicólogo norte-americano, como não existem 'pílulas de felicidade', é necessário um esforço pessoal. Seu estudo revelou que emoções positivas são um excelente reforço contra gripes, resfriados e outras doenças.


Na opinião do professor de psicologia Luiz Gonzaga Leite, pessoas que se deixam abater por problemas financeiros ou mesmo o fim de um relacionamento, certamente acabam somatizando diversas doenças. "Quando a pessoa não consegue superar os momentos difíceis, é comum apresentar baixa imunidade para gripes e resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. Tanto é assim que, bastou reagir, a saúde também começa a voltar ao normal."


Leite diz que o papel do psicólogo, nesses casos, é o de ajudar o paciente a buscar equilíbrio inclusive para solucionar seus problemas financeiros de modo coerente, exercitando a aceitação dos limites impostos pela realidade.


Saber levar a 'vida a dois' também contribui com a saúde


De acordo com o médico cardiologista Otávio Gebara, "o estresse envolvido nas desavenças conjugais - que às vezes se arrastam por vários anos - aumenta os níveis de catecolaminas na circulação, substâncias que levam ao estreitamento das artérias. Além disso, o estresse também ativa as plaquetas que são responsáveis pela coagulação do sangue. A soma dos dois efeitos leva a uma condição propícia para o entupimento de uma artéria, podendo causar um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC)".


O estresse psicológico envolvido nas brigas entre marido e mulher também pode contribuir para a síndrome metabólica, que é uma reunião de disfunções que aumentam o risco de diabetes, cardiopatias e infarto, como pressão alta, excesso de gordura abdominal, níveis anormais de colesterol e elevada taxa de açúcar no sangue.


"Mulheres mais felizes liberam menores quantidades de cortisol, substância que participa no desenvolvimento de hipertensão e arterosclerose. Essas duas doenças são as responsáveis pela maioria das mortes em todo mundo", explica o cardiologista.


Gebara avisa que não basta apenas querer ficar feliz para escapar do problema. Segundo o cardiologista, em alguns casos é importante recorrer a terapias como meditação e relaxamento, já que liberam substâncias protetoras na circulação e diminuem os hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Óticas

Ótica e Relojoaria Zenith

Rua Estevão Alves Corrêa, 568 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo