A sÃndrome das pernas inquietas é um distúrbio do sono caracterizado pela presença de sensações esquisitas nos membros inferiores, as quais conduzem a uma irresistÃvel vontade de movimentá-los constantemente. Tais movimentos ocorrem freqüentemente durante a noite, fato que leva a despertares, com subseqüente diminuição na duração do sono.
Pesquisadores norte americanos da University of Pennsylvania, publicaram um estudo na revista médica Journal of the American Geriatrics Society, onde analisaram o impacto da sÃndrome das pernas inquietas sobre a qualidade de vida de indivÃduos idosos. Foram incluÃdos na pesquisa 39 indivÃduos, com idade superior a 65 anos, todos com diagnóstico firmado da enfermidade e com sintomas pelo menos três vezes por semana.
Os resultados divulgados demonstraram que a sÃndrome das pernas inquietas se associa diretamente a uma pior qualidade do sono, menor duração do descanso noturno, bem como com sonolência no dia seguinte. Os idosos, com sintomas graves, apresentam chance de uso de medicação 5,3 vezes superior à observada naqueles com doença leve.
Os autores concluem que a sÃndrome das pernas inquietas afeta não apenas o sono dos idosos, mas também cursa com impacto negativo na sua qualidade de vida. A doença merece, portanto, ser adequadamente investigada e tratada.