24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Somos mesmo os mais inteligentes?

12 FEV 2009 - 08h25min
Uol

Achar que o ser humano não é superior a nenhuma outra espécie é até razoável. Mas podemos dizer que somos pelo menos os mais inteligentes? Afinal, temos autoconsciência e colocamos bichos na gaiola para serem estudados, e não o contrário. Para os cientistas, isso é relativo.

View Energy Solar_11

"Não temos capacidade de avaliar se há outro ser vivo com consciência de si próprio", ironiza a pesquisadora Maria Isabel Landim, do Museu de Zoologia da USP. "O intelecto nos trouxe inúmeras vantagens: aprendemos a adaptar o ambiente às nossas necessidades, a obter energia para viver, por exemplo", diz. "Mas até hoje não conseguimos desvendar por completo mecanismos de alguns seres, como formigas e aranhas, que são altamente complexos."


No livro "Charles Darwin - Em um futuro não tão distante", , que reúne artigos de diversos especialistas, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel brinca com a ideia de que o ser humano já tentou de tudo para justificar seu destaque no planeta.


Uma das apostas para explicar a inteligência humana, por algum tempo, foi o tamanho relativo do nosso cérebro. Mas se a hipótese fizesse sentido, os camundongos, que carregam 10% do corpo na cabeça, dominariam a Terra.


"Nosso cérebro não é maior do que o esperado, nem possui mais neurônios do que o esperado. Por outro lado, podemos dizer que, como outros primatas, somos especiais em relação a outros mamíferos, como os roedores, por exemplo: possuímos muito mais neurônios do que seria esperado para um roedor com a mesma quantidade de cérebro."


Herculano-Houzel contou ao UOL Ciência e Saúde que, atualmente, estuda o número de neurônios de homens pré-históricos, trabalho que ela faz com colaboração do cientista Jon Kaas, da Universidade de Vanderbilt.


Segundo ela, os ancestrais humanos tinham mais neurônios que gorilas e orangotangos, mas menos que o Homo sapiens. "Talvez graças à presença de tantos neurônios, temos tambem a capacidade de acumular e transmitir cultura, o que acelera muito nossa capacidade cognitiva, mesmo que tenhamos o mesmo cérebro de duzentos mil anos atrás", avalia.


E amanhã, é possível que algum primata bem selecionado nos supere? "Uma espécie que evoluísse seguindo as mesmas regras que nós e tivesse ainda mais neurônios no cérebro deveria ser ainda mais capaz em termos cognitivos do que nós, humanos. Aparentemente, isso ainda não aconteceu - mas é sempre uma possibilidade... Só as próximas centenas de milênios dirão!"

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Locadora de Veiculos

Pellicione Motors

Rua Marechal Mallet, 366 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1217
Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4444 (67) 99856-0000 www.opantaneiro.com.br
Médicos

Jose Luiz Quelho - Ginecologista

Rua Pandiá Calógeras, 364 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3904
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo