O sono é um fenômeno ainda pouco compreendido, apesar dos diversos estudos que são realizados para sua melhor elucidação. Sabe-se que o descanso noturno é importante para o restabelecimento fÃsico e mental, bem como auxilia sobremaneira na manutenção da harmonia das funções corporais. Investigadores suÃços da University Children's Hospital Zurich publicaram uma pesquisa, na revista Pediatrics, onde avaliaram a variabilidade da duração do sono de crianças saudáveis, entre um e dez anos. Além disso, foi estabelecida uma relação entre o perÃodo diário de sono e medidas de crescimento corporal.
Participaram do estudo 305 crianças, as quais tiveram seus dados antropométricos mensurados aos 12, 18 e 24 meses, e anualmente após este perÃodo até a idade de dez anos. Os resultados divulgados revelaram que a idade, o peso corporal e a altura são variáveis que interferem significativamente na quantidade diária de sono das crianças. Estima-se que o peso corporal seja implicado em variações de pelo menos 21% na duração do sono, enquanto a altura relaciona-se a diferenças de 34%. Por sua vez, não foi possÃvel estabelecer uma relação clara entre a variabilidade da duração do sono e as taxas de crescimento corporal.
Dessa forma, os autores concluem que o perÃodo diário de sono, na infância, sofre amplas variações entre as crianças. O tempo adequado de sono deve ser definido individualmente, segundo as necessidades de cada infante.