13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Terapia de DNA trata cegueira genética

28 ABR 2008 - 08h47min
uol

Um grupo de pesquisadores americanos e italianos anunciou no domingo (27) o sucesso no uso de terapia gênica para tratar uma variedade hereditária de cegueira. Três pacientes portadores da doença foram tratados com vírus inofensivos que carregavam DNA capaz de corrigir seus genes defeituosos. Em estudo publicado na revista "New England Journal of Medicine", cientistas mostram um resultado bastante animador contra a doença em questão, chamada amaurose congênita de Leber.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

"A visão dos pacientes se aprimorou desde eles detectarem movimentos manuais até lerem as linhas de um cartaz de exame oftalmológico", afirmou um dos líderes do estudo, Albert Maguire, da Universidade de Pensilvânia (EUA), em comunicado à imprensa.


A amaurose congênita de Leber é um mal genético que começa a se manifestar na infância. Em geral, o problema avança até a perda total da visão, quando os portadores da doença chegam em torno de 20 ou 30 anos. O funcionamento incorreto de um gene mata neurônios fotorreceptores.


Apesar de ser uma doença relativamente rara (nos EUA são cerca de 3.000 portadores), se a nova técnica puder ser levada a mais pessoas o benefício será grande, já que hoje a doença não tem nenhum tipo de tratamento. Esse foi um dos motivos que pesou na hora de os cientistas conseguirem aprovação das autoridades de saúde americanas para realizar o teste clínico da terapia gênica --uma técnica ainda bastante experimental-- contra a amaurose congênita de Leber.


De Nápoles à Filadélfia
"Esse foi o primeiro teste clínico de terapia gênica contra uma doença pediátrica não-letal", afirma Maguire.


O médico diz que os voluntários do teste -um de 19 anos e dois de 26 anos- receberam as injeções com o vírus terapêuticos entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 no Hospital Infantil da Filadélfia.


Segundo os pesquisadores, após duas semanas os pacientes -diagnosticados na Itália pelo programa de retinopatia da Segunda Universidade de Estudos de Nápoles- já começaram a relatar melhoras.


Testes de terapia gênica estão sendo feitos desde 1994. Mas, a partir de 2000, o cuidado passou a ser redobrado. Naquele ano o ensaio clínico para tratar uma doença imune acabou causando leucemia em voluntários na França. Além desse problema, alguns cientistas temem reações adversas por causa do uso de vírus para transportar genes terapêuticos.


O primeiro teste clínico de terapia gênica do Brasil, por exemplo, iniciado no ano passado, não usa vírus. Cientistas do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul tentam tratar doença coronária injetando argolas de DNA nos pacientes.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Casal "ungido", Humberto passou de quase missionário a esposo quando coração bateu forte por Erika

2
Geral

Novas medidas para conter aglomerações e o avanço da covid já estão valendo em Aquidauana

3
Aquidauana

Lutando contra câncer cerebral, menino faz rifa na expectativa de vencer batalha nada fácil

4
Geral

Caminhão carregado com mandioca tomba na Estrada Parque de Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Todo...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Auto Posto

Asa Branca

Duque de Caxias, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4623
Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo