X

Tratamento odontológico pode melhorar o colesterol

Os problemas gerados pelos altos níveis de colesterol sangüíneos, especialmente o LDL, considerado o colesterol ruim, é um fato conhecido há muitos anos por todos os médicos e pacientes. Medidas para a sua redução, entre elas a prática de atividades físicas e o emprego de uma alimentação saudável, rica em fibras e com pouca gordura, são sempre recomendadas pelos profissionais de saúde.


Um fato inusitado, publicado recentemente pela revista Southern Medical Journal, em julho deste ano, traz uma nova estratégia ao combate às elevações das taxas de colesterol no organismo: o tratamento contra a periodontite - uma das principais causas de perdas dentárias entre adultos no Brasil.


De acordo com os pesquisadores que observaram o fato, a terapia periodontológica local é capaz de influenciar positivamente a redução dos níveis de LDL. Sua comprovação ocorreu a partir de uma pesquisa na qual 50 pacientes foram subdivididos em grupos e submetidos ou não a tratamento odontológico. O perfil lipídico de todos os participantes foi avaliado no início e três meses após o término do estudo.


Segundo os resultados obtidos, a avaliação do grupo que recebeu tratamento, no terceiro mês, mostrou uma redução drástica nos níveis de colesterol total e ruim. Além disso também se notou uma significativa redução dos sangramentos dentários, entre os participantes do estudo que receberam a terapia.


Para os pesquisadores, os resultados demonstram que a periodontite provoca modificações no organismo capazes de alterar os níveis de colesterol total e LDL, por meio da ativação dos mecanismos de resposta inflamatória e metabólica. O tratamento periodontológico consiste, portanto, em uma estratégia eficiente para a promoção de reduções dessas substâncias, além de trazer os benefícios já conhecidos com a sua realização.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Polícia

Idosa perde R$ 13,6 mil após cair em golpe por WhatsApp em Campo Grande

A Polícia Civil alerta para que a população desconfie de contatos que pedem dados pessoais ou bancários

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo