25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

UFGD e Comando Militar do Oeste assinam acordo de cooperação

Por meio de programas de estudos e pesquisas científicas, as duas instituições trabalharão juntas pelo desenvolvimento da região

16 SET 2016 - 13h00min
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - ACS/UFGD
Na última terça-feira (13), a Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), representada pelos professores doutores Liane Maria Calarge e Marcio Eduardo de Barros, e o Comandante Geral do Comando Militar do Oeste (CMO), General Paulo Humberto Cesar de Oliveira, estiveram no Forte de Coimbra, na cidade de Corumbá, para assinar um Acordo de Cooperação com a finalidade de conservação de patrimônio histórico-cultural e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Área Militar do Forte de Coimbra.
 
Com a assinatura do acordo, será possível, tanto para o CMO quanto para a Universidade, desenvolver ações educacionais em conjunto e capacitar mão de obra, tendo, como foco, a preservação ambiental e a memória histórica do Brasil.
 
Além de toda riqueza cultural do Forte de Coimbra essa parceria visa promover o desenvolvimento do turismo na região de forma integrada e sustentável, estimulando a valorização e proteção do patrimônio e, também, de todo ambiente. ?Com esse projeto, queremos mostrar para o Brasil o quanto esse lugar é importante. O conhecimento é que vai manter toda essa estrutura. Primeiro vamos conversar com a comunidade, entender o que ela precisa e como podemos ajudar com as nossas pesquisas?, disse a Reitora.
 
O Comandante do CMO explicou que o Exército continua tomando conta da região como uma grande Base de apoio, mas, a partir dessa assinatura do Acordo de Cooperação, toda a estrutura do Forte Coimbra fica à disposição da Universidade e de seus pesquisadores. ?Com os trabalhos da Universidade, o Forte de Coimbra pode se tornar um ponto de desenvolvimento em diversas áreas. É uma região muito fértil para os diferentes campos da pesquisa científica?, finalizou o General.
 
O Acordo de Cooperação é importante para desenvolvimento de projetos em parceria com outras Universidades que tenham interesse, nas mais diversas áreas de conhecimento.
 
A visita contou ainda com o comandante da 3ª Companhia de Fronteira - Forte Coimbra, Major Geraldo Bessa de Abreu Filho, os técnicos-administrativos da UFGD Vagno Nunes de Oliveira, gestor do Acordo de Cooperação, e Cláudio César Koch, responsável pela Divisão de Bases de Estudos, da PROEX.
 

Delivery Amorim_11
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Advocacia

Dr. Douglas Melo Figueiredo

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo