27 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

​Com 270 atividades, IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia em dez municípios

Palestras, minicursos e feiras de ciência e tecnologia são promovidos até sábado

19 OUT 2016 - 08h49min
Da Redação - Com informações assessoria
Começou na segunda-feira (17), a edição 2016 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2016) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é promovido nos dez campi em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
 
Na capital, a cerimônia de abertura contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, representando o reitor Luiz Simão Staszczak. Também estiveram presentes os diretores do Campus Campo Grande, demais pró-reitores e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS).
 
"Estão previstas mais de 270 atividades durante a Semana nos campi do IFMS, são 33 só em Campo Grande. Esperamos que todos aproveitem a oportunidade de participar de algumas delas. O país está cheio de problemas, mas não devemos olhar isso de forma pessimista, mas sim como um campo cheio de oportunidades", ressaltou Naka.
 
A diretora-geral do campus, Rosane Fernandez, agradeceu servidores, estudantes, gestores e parceiros da SCT 2016 e falou sobre a importância do evento.
 
"Por que fazemos pesquisa, buscamos conhecimento, para que serve a tecnologia? Serve para servir a humanidade, para buscar soluções. A Semana de Ciência e Tecnologia tem como objetivo o bem-estar das pessoas, o fator humano se sobressai sempre frente à tecnologia, que está ao nosso serviço. Vocês, estudantes, são nossa motivação, vocês nos inspiram a crescer", apontou a diretora.
 
Com o tema central "Ciência Alimentando o Brasil", o evento vai até o próximo sábado, 22, e conta com parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), secretarias municipais e de Estado de Educação (SED/MS), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), além de parcerias locais.
 
Nas atividades previstas estão minicursos, palestras, oficinas, rodas de conversa, e workshops, além de mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes, de Profissões e de Egressos. Todas são gratuitas e algumas abertas ao público externo.
 
Um dos principais momentos da Semana são as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS. Neste ano, serão expostos 658 trabalhos nos dez municípios, número recorde de selecionados.
 
A programação completa da SCT 2016 nos dez municípios está disponível na página www.ifms.edu.br/semanact.
 
Campo Grande ? A abertura da cerimônia na capital contou com a palestra ministrada pelo estudante do curso técnico em Informática do Campus Aquidauana, Luiz Fernando da Silva Borges, premiado internacionalmente com seu projeto de pesquisa sobre um protótipo que utiliza softwares para simular em ambiente virtual um membro perdido do corpo humano.
 
"Quero desmistificar a imagem de que para realizar pesquisa é preciso ser um gênio, mostrar que é possível sim, e que não é preciso estar num grande centro ou ter muitos recursos", apontou Luiz.
 
Na palestra, ele revelou alguns insights que teve durante o desenvolvimento do projeto e a bagagem mínima que, segundo ele, é necessária para realizar uma pesquisa.
 
Atualmente com 18 anos, Luiz Fernando realiza o estágio obrigatório para então encerrar o curso no IFMS. Ele ministra a mesma palestra nesta quarta-feira, 19, no Campus Aquidauana e na sexta-feira, 21, em Dourados. O transporte e a alimentação são custeados pelo Instituto.
 
A programação da SCT em Campo Grande segue até sábado, 22, com palestras que incluem temas como ciência e tecnologia aplicadas ao agronegócio, impacto ecológico dos inseticidas e drones. As atividades são realizadas no campus provisório, localizado na Rua Treze de Maio, 3072, Centro.
 
A Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) é promovida entre quarta-feira e sábado, 19 e 22, no Shopping Bosque dos Ipês, com a apresentação de 105 projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada do município. O horário de visitação é das 10h às 20h.
 
Corumbá ? A programação teve início com a Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), a mais antiga do IFMS, realizada desde 2012. Neste ano, também é a que conta com mais trabalhos selecionados, 151 no total.
 
"É a maior edição da Fecipan até hoje. O número de trabalhos é muito grande, e, do total, 97 são de escolas públicas e particulares de Corumbá e região. Essa participação massiva é resultado da oferta de oficinas de capacitação em iniciação científica para professores da rede pública e também do trabalho da comissão organizadora do evento. Nosso papel de difundir a pesquisa está sendo realizado", afirmou o diretor-geral do campus, Sandro Moura.
 
A Feira é promovida no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomez até esta quarta-feira, 19, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita e aberta ao público externo.
 
A programação da SCT no município também inclui o Seminário Docente e o Encontro de Iniciação Científica de Tecnologia, além de diversos minicursos na área de informática. As atividades se encerram na quinta-feira, 20.
 
Outros campi ? Além de Campo Grande e Corumbá, os demais campi também promovem diversas atividades. Confira alguns destaques:
 
Em Aquidauana, o campus oferta palestras sobre tecnologia dos alimentos, desafios da educação profissional e ética. Entre as oficinas, está a de rapel, com o Corpo de Bombeiros Militar. Também serão oferecidos minicursos de fotografia e na área de informática, além de mostra de maquetes do curso de Edificações.
 
Em Coxim, estão previstos apresentação cultural, lançamento de livro, roda de conversa sobre ecoturismo e turismo rural e visita técnica a um frigorífico integram a programação do evento. O campus também realiza palestras, minicursos e oficinas, a maioria aberta ao público externo.
 
Empreendedorismo e economia solidária são temas de diversas atividades durante a Semana em Dourados, que conta com minicursos de informática, rodas de conversa e a palestra com o tema central do evento, "Ciência Alimentando o Brasil", ministrada na abertura do evento na manhã desta terça-feira, 18, pela professora Juliana Barros de Almeida. Também será promovida uma Feira Gastronômica Solidária.
 
Feira de profissões, minicurso sobre o papel da pequena propriedade agrícola no desenvolvimento regional e palestra sobre novas tecnologias na educação são algumas das atividades que serão promovidas em Jardim, já na sede definitiva do Campus Jardim, na Rodovia BR-060, Fazenda Jardim de São Francisco.
 
Seguindo o tema central do evento, o Campus Naviraí oferta, entre outras atividades, minicursos sobre agricultura familiar, processos de panificação e conservação de alimentos, além de palestra sobre produção e reaproveitamento de alimentos no Brasil.
 
Aspectos legais da produção agropecuária, propriedade intelectual e recursos naturais serão abordados durante as palestras previstas em Nova Andradina, além de minicursos de informática e de apresentações dos projetos na feira de ciência e tecnologia.
 
Em Ponta Porã, informática e fotografia são alguns dos temas das atividades durante a Semana, além de minicursos sobre logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, regulagem e calibração de pulverizadores e semeadores agrícolas, e criação de insetos em ambiente controlado.
 
Palestra sobre drones e minicurso sobre desenvolvimento e reprodução de objetos 3D integram a programação da SCT 2016 em Três Lagoas. A feira de ciência e tecnologia abre espaço para a apresentação de 74 projetos.
 
SCT ? O IFMS realizou pela primeira vez o evento em 2010, no Campus Nova Andradina, o único até então implantado.
 
A partir daí, a Semana foi se expandindo juntamente com a instituição até que, em 2015, os três novos campi em Dourados, Jardim e Naviraí integraram a programação do evento.
 
Neste ano, o evento recebe auxílio financeiro para sua realização via pró-reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e de Extensão (Proex).

Delivery Amorim_11
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Atenção ciclistas: tem onça-parda rondando região da MS-450

2
Policial

Após perseguição, polícia prende ladrão de carnes

3
Geral

Novo concurso da Polícia Civil em MS tem salários a partir de R$ 4,5 mil

4
Miranda

Morre ex-prefeito de Miranda Ivan Paz Bossay

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo