X

Uso de celular por dez anos ou mais aumenta risco de câncer, diz estudo

O uso constante de telefone celular por dez anos ou mais aumenta o risco de câncer no cérebro, segundo uma pesquisa realizada por cientistas suecos e publicado no jornal acadêmico Occupational Environmental Medicine.


O risco é ainda maior, segundo a pesquisa, no lado do cérebro onde o celular é normalmente usado.


Os pesquisadores afirmam que crianças são mais vulneráveis, já que têm um crânio mais fino e o sistema nervoso ainda em desenvolvimento.


O grupo de cientistas da Orebro University, na Suécia, avaliou os resultados de 16 estudos realizados sobre o assunto ao redor do mundo - três dos Estados Unidos, quatro da Dinamarca, um da Finlândia, cinco da Suécia, um da Grã-Bretanha, um da Alemanha e um do Japão.


Desses estudos, onze levavam em conta o uso prolongado do celular por pelo menos dez anos.


Revisão de padrões


Uma associação entre o uso do celular e o desenvolvimento de neuromas do acústico - tumores do nervo auditivo - foi encontrada em quatro estudos.


Em seis estudos, os dados indicaram uma incidência maior de câncer no cérebro.


Levando em consideração todos os estudos avaliados e a exposição à radiação no lado onde o celular é colocado, os pesquisadores suecos chegaram à conclusão de que o uso prolongado do celular aumenta em duas vezes e meia o risco de neuromas do acústico e em duas vezes o risco de glioma (tumor maligno que afeta células do cérebro).


Os cientistas suecos querem uma revisão dos padrões internacionais de controle de emissão de radiação por celulares e outras fontes.


Há três semanas, um estudo apresentado na conferência anual da Academia Americana de Otorrinolaringologia, em Washington, afirmou que usar o telefone celular mais de uma hora por dia pode causar danos à audição.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mulher é socorrida ensanguentada após ser esfaqueada pelo marido em Rio Brilhante

Vítima foi ferida no tórax pelo companheiro

Justiça

Fazenda pede bloqueio de mais de dois mil sites de apostas ilegais no Brasil

A partir desta sexta-feira (11), sites de bets que não constam na lista autorizada pelo Ministério da Fazenda começam a ser retirados do ar

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo