Pessoas que consomem drogas intravenosas foram as mais infectadas pelo vírus HIV na Europa Oriental e na Ásia Central. Segundo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids) de 2006, na Europa Oriental e na Ásia Central, duas em cada três infecções por HIV devem-se ao uso de seringas não esterilizadas, usadas para o consumo de drogas. A proporção equivale a cerca de 67% do total de infecções pelo vírus HIV na região.
Na Europa Ocidental e na Central, 740 mil pessoas estavam infectadas com o vírus da aids em 2006. A doença é fatal e atinge o sistema imunológico a ponto de tornar mortais infecções corriqueiras, como a gripe. Já na Ásia Central, havia no mesmo ano 750 mil pessoas infectadas com o vírus. Os profissionais do sexo representavam 5% do total de infecções nessas regiões.
Já os países da América Latina estão em segundo lugar no ranking das regiões que apresentam elevado número de pessoas infectadas com o vírus HIV em decorrência do consumo de drogas intravenosas. Ao todo, a América Latina tem 1,7 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Destas, 19% contraíram o vírus usando drogas intravenosas e 26% em relações homossexuais entre homens.
Na Ásia Meridional e Sul-Oriental (excluída a Índia*), os clientes de profissionais do sexo são os mais infectados pelo vírus. Dos 7,8 milhões de pessoas infectadas, 40% contraíram o vírus tendo relação sexual com profissionais do sexo sem usar preservativo. De acordo com o relatório, apenas 6% da população contraiu o vírus usando drogas intravenosas.
O relatório diz que é necessário trabalhar formas de prevenção nos setores da sociedade que apresentam elevado número de pessoas infectadas. De acordo com o relatório, há "necessidade de centrar estratégias eficazes de prevenção e tratamento em grupos de população que correm mais risco de adquirir infecções".
Um estudo realizado no Brasil constatou que 37% dos consumidores de drogas intravenosas da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo eram soropositivos. Segundo a pesquisa, tais casos de infecção estavam associados ainda à prisão dessas pessoas e ao fato de elas terem tido relações sexuais com outros homens. De acordo com o relatório da Unaids, no Brasil, "as infecções por HIV contraídas por meio de drogas intravenosas têm diminuído muito, pois há uma redução no uso de seringas não esterilizadas.
Fé inabalável
Reverendo Marcílio Alves dos Santos faleceu aos 81 anos nesta sexta-feira, 09
Saúde
Também foi realizada a Festa da Primavera
Voltar ao topo