17 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Varizes afetam 35% dos brasileiros

10 DEZ 2007 - 09h13min
uol

O verão começa no próximo dia 21 e traz com ele minissaias, biquínis e outras vestimentas diminutas. Para 35% dos brasileiros, a estação mais decotada do ano traz também vergonha, incômodo e inchaço. Esta é a porcentagem estimada de pessoas acometidas por varizes no País. Mais do que um incômodo estético, o quadro representa uma séria ameaça ao organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença aparece em 14º lugar na lista de aposentadorias por invalidez no Brasil.


Livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o angiologista Eduardo Toledo de Aguiar ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo ele, em 70% dos quadros, as varizes aparecem antes dos 30 anos. "Em meninas, uma das causas principais do aparecimento de varizes é a gravidez na adolescência", diz.


Aos 17 anos, o adolescente Thiago de Oliveira Jerônimo surpreendeu-se ao encontrar veias dilatadas em sua perna. "Quando meus pais viram a mancha na minha perna explicaram que varizes não aparecem só em gente mais idosa. Eu já sabia que o problema poderia ser hereditário porque meu tio e meu avô também têm varizes", conta o rapaz.


Nos mais jovens, grande parte dos casos de varizes resultam de uma má formação venosa. A carga genética também é determinante para o desenvolvimento da doença entre crianças e adolescentes, mas a evolução do quadro depende ainda dos hábitos de vida. "Se os pais do indivíduo têm varizes, ele apresenta cerca de 50% de chance de apresentá-las também, mas fatores como sedentarismo e obesidade também interferem no quadro", afirma o médico Walter Campos, do Hospital das Clínicas.


A incidência de varizes em homens não é tão elevada quanto sugere a história de Thiago. Em termos gerais, mulheres apresentam de duas a cinco vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens, de acordo com as estatísticas de diferentes trabalhos médicos.


Como são as principais vítimas das varizes, as mulheres costumam procurar tratamento a tempo de evitar suas conseqüências mais graves, tais como a úlcera varicosa. "Geralmente o que motiva a ida ao médico entre as mulheres é a vaidade. Grande parte chega no estágio inicial, quando há só vasinhos. Quando há dilatação, com a formação de pelotinhas, as veias já estão comprometidas e o quadro pode evoluir acarretando sérios problemas", diz Aguiar. As informações são do Jornal da Tarde

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Familía faz homenagem à jovens recém casados

2
Geral

Homem é flagrado nu após ser obrigado a deixar roupas como garantia de pagamento em bar

3
Policial

Após tomar facada no coração, homem é largado em frente a uma padaria

4
Aquidauana

Aquidauana registra morte de paciente de 28 anos causada por coronavírus

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Petrosul

Marechal Mallet, 533 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2174
Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Médicos

Ângela Maria L. Spada - Pediatra

Rua Manoel A. da Costa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Ver Mais
Fale com a redação