17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Você teria coragem de comer carne clonada?

24 JAN 2009 - 12h30min
terra saúde

Por mais que você seja adepto das comidas exóticas e extravagantes, você teria coragem de pedir uma carne clonada em um restaurante francês? Ou então, um delicioso hambúrguer clonado acompanhado de fritas? Pois é, nenhuma outra palavra é tão, digamos, banida de um cardápio, como "clonada". A surpresa, no entanto, está no documento publicado pela Food and Drug Administration (agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos), que declara a carne clonada com saudável e segura para o consumo.

View Energy Solar_11

A posição do órgão americano teria sido reforçada por cientistas da Europa que indicam não só a carne, mas também o leite oriundo de animais clonados, como próprios para o consumo, segundo divulgado pela versão online da revista Newsweek.


A reportagem salienta ainda que europeus tenderiam a ter certa repulsa a modificações "estranhas" no alimento. De acordo com a Newsweek, eles teriam conseguido, inclusive, legislações para regulamentar alimentos geneticamente modificados - ao contrário dos americanos, que estariam pouco preocupados com sua comida. Não é de se estranhar, portanto, que alguns grupos tenham se levantado contra a liberação das carnes modificadas, e estejam exigindo uma rotulação específica.


Segundo a revista, a carne clonada teria sabor inferior, o que, por si só, já poderia significar uma derrota na guerra comercial. Além disso, a publicação reforça que, apesar de um animal clonado ser uma cópia exata, nada garante que o resultado final seja o esperado. A tese seria reforçada por estudos da biologia que comprovam que alterações de DNA são comuns - um anima sadio, portanto, pode não ter um clone com as mesmas qualidades.


Criadores de gado e a clonagem
A clonagem de animais, de acordo com a Newsweek , teria animado os criadores de gado, uma vez que eles vêem na técnica uma maneira fácil e rápida de garantir a reprodução de animais de elite - alguns machos chegariam a custar U$100 mil. "Fazendeiros já clonaram algumas centenas de gados de elite nos Estados Unidos", teria dito à revista o veterinário Dave Farber, também presidente do Trans Ova Genetics of Sioux Center, de Iowa.


A discussão, no entanto, retoma o tom acalorado quando os grupos anticlonagem saem à frente. "Se todos os detalhes não estão claros, não se sabe com o que se está lidando ao certo", teria dito Sonja Van Tichelen, diretora do Eurogroup pelos Animais.


O problema recairia, então, à falta de estudos sobre as possíveis conseqüências de uma modificação genética inexperada no gado clonado. "Mesmo que um animal clonado com sucesso tenha uma aparência normal, há a chance de algum defeito genético que o torne impróprio para o consumo", teria informado a Union of Concerned Scientists (União dos Cientistas Preocupados, em tradução literal).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4012
Médicos

Eliane Apda de B. M. Leal - Oftalmologista

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2558
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorvetes Italiano Chocobom

Rua Estevão Alves Corrêa, Barrakech - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6875
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo