28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Zinco poderia reduzir efeitos do álcool para o feto, indica estudo

5 FEV 2009 - 16h45min
Notícias de Saúde

Diversos estudos indicam que beber demais - mesmo que seja apenas uma vez - durante a gravidez pode causar numerosos problemas para o feto, aumentando os seus riscos de morte. Porém, um novo estudo australiano que será publicado na edição de abril da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research indica que a administração de suplementos de zinco poderia amenizar esses problemas associados ao consumo de álcool.

Drogaria Aquidauana - Aniversário de 8 anos - Bonificação_02

Segundo os autores, assim como a exposição ao álcool, a deficiência de zinco é prejudicial ao feto, e pode explicar alguns defeitos de nascimento associados à bebida, incluindo anormalidades no desenvolvimento neurológico.


"Estudos anteriores têm mostrado que álcool pré-natal, assim como outras toxinas, pode resultar em deficiência de zinco fetal e teratogenicidade (malformação congênita), ao induzir a proteína ligadora do zinco, metalotioneína, no fígado da mãe. Desde então, nosso grupo confirma a importância da metalotioneína nos defeitos de nascimento mediados pelo álcool", explicou o pesquisador Peter Coyle, do Hanson Institute.


No estudo, os cientistas injetaram, em camundongos prenhas, uma solução com 25% de álcool ou uma solução salina no oitavo dia de gestação (correspondente a de três a oito semanas de gravidez em humanos); e os animais receberam uma dieta normal, ou com suplementação de zinco. E eles descobriram que a suplementação pode prevenir as anormalidades fetais e a morte pós-natal causadas pela exposição ao álcool no início da gestação.


Além disso, essa suplementação aumentava os níveis de zinco no sangue da mãe, compensando a queda transitória na concentração do mineral por causa do álcool. E isso poderia prevenir a deficiência de zinco no feto e consequentes danos no desenvolvimento do bebê.


Mas eles ressaltam que os resultados não significam que seja seguro beber durante a gestação se a mulher estiver sob suplementação de zinco, até porque ainda são necessários testes em humanos para determinar se o mineral pode mesmo proteger contra todos os efeitos negativos do álcool e em qual dose ele é seguro e eficaz. Por isso, o mais seguro ainda é parar de beber completamente durante a gravidez.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Vila 40 (PSF - V. 40)

Rua B, 07 Vila 40 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 5713
Pousadas

Pousada Baia das Pedras

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3356 1500 / 998 www.baiadaspedras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo