31 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Fronteira

Camionetes são queimadas na rota do PCC e polícia de MS "fecha fronteira"

Perícia brasileira está em Sanga Puitã, distrito de Ponta Porã, onde veículos podem ter sido deixados por presos que fugiram

19 JAN 2020 - 09h29min
Campo Grande News

Três caminhonetes incendiadas foram encontradas pela polícia brasileira no distrito de Sanga Puitã, na BR-463, rodovia que liga Ponta Porã a Dourados. A polícia acredita que os veículos foram utilizados para a fuga em massa de 75 presos do Presídio de Pedro Juan Caballero, na linha fronteira, neste domingo (19).

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 13

O número foi confirmado pela fiscal Reinalda Palacios, conforme o jornal paraguaio ABC Color, mas, inicialmente, as autoridades acreditavam que 91 presos haviam escapado. Eles escavaram túnel de uma das celas do pavilhão B, onde ficam os presos da facção criminosa PCC.

O secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, diz que foi comunicado ainda na madrugada sobre a fuga no Paraguai. “Imediatamente convocamos todas as policiais da região, Civil, Militar, DOF, Polícia Rodoviária Estadual. Também convocamos os policiais de folga. Assim que o dia clareou, até nosso helicóptero foi para lá”, detalha.

Segundo ele, as equipes estão mobilizadas em Ponta Porã e adjacências, para fechar a fronteira e capturar os foragidos. O passo primordial agora, na avaliação de Videira, é conseguir com as autoridades paraguaias a identificação dos homens que fugiram, para facilitar a fiscalização. Já se sabe que há “vários brasileiros” no grupo, diz o secretário, mas ainda sem número exato.

“A preocupação é grande, porque já vivemos em um clima violento naquela região. São cidades com alto índice de homicídios em 2019”, comenta o secretário sobre a realidade na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. 

A Polícia Civil mobiliza homens descaracterizados do SIG (Setor de Investigações Gerais) nas ruas de Ponta Porã e a perícia está no local onde as caminhonetes foram encontradas.

Segundo dados do governo paraguaio, cerca de 600 detentos integram as duas das maiores organizações criminosas brasileiras, PCC e Comando Vermelho.

Em setembro do ano passado, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, demitiu o ministro da Justiça, Julio Rios, e o comandante da Polícia Nacional, Walter Vázquez, após a fuga do narcotraficante Teófilo Samudio, o Samura, líder da facção carioca Comando Vermelho, rival do PCC.

Na época, dois agentes penitenciários foram presos por facilitarem a fuga.


Entenda - Desta vez, os presos, segundo o jornal paraguaio ABC Color, escavaram túnel e conseguiram, praticamente, esvaziar o pavilhão B, destinado aos presos da facção criminosa. Apenas 1 dos presos teve a fuga frustrada. O jornal destaca que diversos sacos contendo areia do túnel cavado estavam empilhados na cela em questão, indício, afirma, de que a fuga mobilizou diversos presos da facção. Mas apesar da quantidade de terra à vista, o plano não foi descoberto pelos agentes penitenciários.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Policiais de Anastácio prendem traficantes em três pontos da cidade

2
Geral

Ainda descamisado, seu Zé é "blindado" até no frio de 6ºC

3
Anastácio

Jovem é preso com 12 pacotes de maconha em Anastácio

4
Informe Publicitário

Itajú Eco Hotel reabre as portas em agosto como o seu mais novo point turístico sul-mato-grossense

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min11 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min11 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Locadora de Veiculos

Pellicione Motors

Rua Marechal Mallet, 366 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1217
Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo