18 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Policial

Chefões de quadrilha foram presos poucas horas antes de casamento em resort

Operação ocorreu no sábado, justamente porque era data do casamento de um dos chefões

23 SET 2018 - 10h30min
Correio do Estado

O que era pra ser um dia de comemoração e muito luxo, acabou mal para três líderes de uma das maiores organizações criminosas do País, especializada no contrabando de cigarros. O trio acabou preso hoje, poucas horas antes do casamento de um deles, que aconteceria no fim da tarde, num resort, em Alagoas. Outros 26 mandandos de prisão foram cumpridos, sendo 20 só em MS.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Setembro21 - 02

As prisões são resultado da Operação Nepsis, desencadeada hoje pela Polícia Federal. A data do casamento foi descoberta durante investigações que começaram há dois anos, após uma denúncia feita a Corregedoria da Polícia Rodiviária Federal, que levou  a PF a investigar a participação de policiais numa quadrilha contrabandista de cigarros. O papel dos policiais era fazer “vista grossa” para grandes carregamentos de cigarro contrabandeado, que passavam pelas fronteiras de MS.

Com o desenrolar da apuração, a PF descobriu que a denúncia não se tratava apenas de corrupção, mas do funcionamento de uma “transportadora contrabandista”.

“É como uma empresa, com funções bem estabelecidas, gerentes, batedores, olheiros e policiais corrompidos. O que mais dificultava o nosso trabalho é que organização funcionava em ciclos, atuava e depois parava por um tempo, também havia uma logística sofisticada, com mudança de rotas  e grande poder de influência na polícia”, explicou o delegado Felipe Menezes, durante entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, na Polícia Federal. 

Não bastassem os crimes de contrabando, após conquistar raízes fortes no Sul do Estado, a quadrilha passou a aumentar o nível de violência e firmou parcerias com facções criminosas com atuação em todo o Brasil. “Eles começaram com apenas um grupo de contrabandistas, mas a partir do momento que passaram a dominar o corredor de passagem, a organização cresceu e eles fecharam alianças com facções traficantes de drogas. É o que nós chamamos de narcocigarreiros”, disse o delegado.

Com base na investigação, estima-se que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de, pelo enos, 1,2 mil carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão.

PRISÕES

Dos 35 mandados de prisão preventiva e oito mandados de prisão temporária,  29 foram cumpridos, o que a polícia considera um sucesso. Entre os presos, além de quatro líderes e dos “gerentes” da organização criminosa, seis são policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois da Polícia Militar e outros dois da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Outras 12 suspensões de exercício de atividade policial foram decretadas e também houve o cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão em território sul-mato-grossense, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas. 

Cerca de 280 policiais federais de diversos estados participaram da operação, que contou também com PRF, Receita Federal do Brasil (RFB), apoio logístico do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanhamento das Corregedorias das Polícias Civil e Militar.

O nome da operação "Nepsis", representa um termo grego, que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena, em uma alusão à vigilância necessária para combater as sofisticadas atividades contrabandistas e no que concerne à própria atividade de fiscalização estatal no combate à cooptação integrantes de Órgãos de repressão e fiscalização.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Familiares informam velório de Joséfa Maria

2
Policial

Após temporal, idoso escorrega de telhado e morre

3
Policial

Homens são presos com pintados fora da medida em camionete

4
Policial

Homem é preso ao tentar fugir de bar sem pagar a conta

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min17 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min17 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aliás...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Barranco Alto

Rio Negro, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99986-0373 www.fazendabarrancoalto.com.br
Supermercados

Mercearia e Bar da Praça

Manoel Antonio Paes de Barros, 760 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2757
Escolas Estaduais

Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias

Rua 13 de Junho, 2005, Alto - 79200-000 Aquidauana/MS Aquidauana/MS (67) 3241-4711
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo