Polícia e concessionária mapeou 29 endereços
Operação nesta manhã / Divulgação
Cinco pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica e estelionato, nesta quinta-feira, 12, durante a operação “Lumus”. A Polícia Civil e a concessionária Energia mapearam 29 endereços.
Além dos envolvidos, um homem foi capturado em razão da vigência de Mandado de Prisão. O desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, pode configurar o crime de furto, com pena de até oito anos para a modalidade qualificada. A fraude no medidor se adéqua à figura do estelionato, com pena de até cinco anos de reclusão e multa.
Além disso, a alteração das normas técnicas do padrão de energia – ligações clandestinas – enseja risco de acidentes fatais motivados pela exposição à alta voltagem, podendo provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de mortes no país relacionadas à energia elétrica – lesão de Jellinek. Outro fator relevante é o prejuízo econômico ao erário e aos demais usuários do serviço, pois seu custo é internalizado e compartilhado aos demais consumidores, que suportam a reposição das perdas decorrentes das ligações clandestinas.
As fraudes trazem sobrecarga à rede elétrica e pioram a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema vulnerável as interrupções e a oscilações de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que as fraudes, em nosso país, são gigantescas, representando 31,5 mil gigawatts de consumo.
As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Terenos. Para denúncia de irregularidades a população pode ligar no 0800 722 7272.
Serviços
Ao todo, foram realizadas 3.161 ações de fiscalização, resultando em 464 autos de infração
Meio Ambiente
Imasul emite alerta com estiagem prolongada
Voltar ao topo