Mato Grosso do Sul se destacou nesta sexta-feira (6) no 1º Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas, que aconteceu em Minas Gerais. O secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, esteve no evento onde também participaram representantes da Polícia Civil e Militar.
Objetivo do encontro foi proporcionar a criação de uma rede de articulação de Justiça e Segurança Pública para estabelecer protocolos de atuação integrada para a redução da criminalidade em ambiente rural.
Videira afirmou que Mato Grosso do Sul desempenha um papel importante na área rural e, principalmente, nas regiões de fronteiras. “Nós temos expertise de ações que envolve a integração com a segurança pública. Temos o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que atua principalmente na área rural. E aí a razão de nós termos participado deste encontro, da mesma forma que temos o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIFRON-DIV)”.
Ao final do encontro, para reduzir os índices de segurança e aumentar a sensação de segurança, foi assinado um protocolo de intenções. “Será criado um grande grupo de trabalho. Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, serão os coordenadores de todas as ações. A parceria não ficará apenas nas ações, mas também no compartilhamento dados e informações, além da integração. Com isso, todos os estados esperam melhorar a sensação de segurança e a redução da criminalidade”.
Participaram do evento, além do secretário, o delegado-geral da Polícia Civil em exercício, Adriano Garcia Geraldo, diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), coronel da Polícia Militar Marcos Paulo e o tenente-coronel da Polícia Militar de Paranaíba, Gilberto de Santana.