O Serviço de Inteligência da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Pentienciário descobriu à meia-noite de ontem um túnel que interligava 20 celas da ala A, pavilhão 1, do Estabelecimento de Segurança Máxima de Campo Grande. Nas celas havia de 180 a 200 detentos, que foram transferidos para celas disciplinares, algumas improvisadas em função da quantidade de presos.
Os agentes contaram com ajuda da companhia de guarda da PolÃcia Militar na atuação que durou a madrugada inteira. O túnel, cuja extensão e diâmetro ainda não foram medidos, tinha sistema de iluminação e ventilação. Ligava a cela um à cela 16 no piso inferior e outras quatro celas no piso superior.Nesta manhã deve ser feita a revista das celas e avaliação do túnel, o que não foi feito de madrugada em função do efetivo reduzido.
O presÃdio de Segurança Máxima vive superlotação. Tem 1,4 mil presos em espaço projetado para 500. Neste ano vária ações de fuga foram frustradas e no mês de julho os agentes descobriram um túnel de aproximadamente dois metros na cela 16 do Pavilhão um (ala B).