O homem desmatou uma área de 0,2 hectares com uso de uma máquina, sem a devida licença ambiental
Na última segunda-feira (20), um homem de 42 anos foi multado pela Polícia Militar Ambiental, em R$ 5 mil reais, por desmatamento de matas cilares às margens do rio Pardo. Matas cilares ão florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
De acordo com informações da PMA, o infrator é proprietário de um rancho e realizou o desmatamento de uma área de 0,2 hectares da área protegida, com uso de uma máquina, sem a devida licença ambiental. Ele possuía a Autorização Ambiental Eletrônica (AA-E), que é expedida pelo portal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que é retirada eletronicamente para atividades de baixo impacto e, para esses casos, a norma trata de abertura para acesso aos cursos d’água de até seis metros apenas.
A máquina utilizada na degradação da área protegida foi apreendida e a atividade foi paralisada. O homem também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental Estadual um Plano de Recuperação da área Degradada e Alterada (PRADA).
O caso ocorreu em Bataguassu.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA
Inmet
Chuvas permanecem em Aquidauana nesta terça-feira
Esporte
A etapa decisiva contou com a participação dos vencedores das seis conferências regionais, no feminino e masculino
Voltar ao topo