24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Policial

Flagrantes de condutores embriagados aumentaram 54%

15 ABR 2008 - 10h47min
midia max news

A polícia de trânsito de Mato Grosso do Sul emitiu no primeiro trimestre deste ano um volume de multas 54% maior para condutores embriagados que no mesmo período de 2007, conforme dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Para os médicos do trânsito o problema reflete um conjunto de fatores, mas passa principalmente pelo aspecto cultural.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Neste ano foram 217 flagrantes de condutores dirigindo alcoolizados contra 141 nos primeiros três meses do ano passado. Só este mês vários casos de acidentes envolvendo condutores embriagados foram registrados no SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), isso sem contar os casos em que os motoristas não chegam a ser submetidos ao teste de alcoolemia.


Não há níveis seguros de consumo de bebida para conduzir veículos. A afirmação é do presidente da Abramet/MS (Associação Brasileira de Medicina de Trânsito, seccional de Mato Grosso do Sul), Marcos Chaves. Ele observa que cada organismo reage de uma maneira e não há como estipular um parâmetro seguro de consumo permitido de álcool. Pela Legislação, até 0,29 miligramas de álcool por litro de sangue são permitidos.


"Mas a gente nunca sabe qual será a reação de um copo de uísque ou uma garrafa de cerveja. O que interessa é que não se deve beber porque o condutor pode perder a capacidade de reagir aos estímulos do trânsito ou responder de forma mais lenta", afirma. Para ele, a intensificação da fiscalização poderia trazer resultados positivos, mas a mudança tem de ser cultural. A sociedade, acredita, é muito permissiva. Um contrasenso que cita é a venda de bebidas alcoólicas em posto de combustível.


A questão é ampla, afirma o médico. A própria falta de um sistema de transporte público de qualidade, cita, faz com que as pessoas busquem meios próprios para se deslocarem no dia-a-dia e quando saem para se divertir. Chaves afirma que o governo também tem atuado para endurecer as regras. A renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo, fica mais criteriosa e o condutor terá atestar com assinatura as declarações prestadas sobre suas condições, podendo ser acionado por falsidade ideológica caso minta ou omita. "Eu acho que as pessoas não têm noção da responsabilidade. Elas acham que dirigir é um direito dado e na verdade é uma concessão do Estado, baseada em aspectos legais", finaliza o médico.


Infração admitida- Em Campo Grande 2,9% dos condutores admitem dirigir após terem feito consumo considerado excessivo de bebidas alcoólicas, o que equivale a 7,7 mil, conforme indica o estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde.


A média de condutores que confessam dirigirem embriagados na Capital de Mato Grosso do Sul está acima da média nacional, que é de 2%. Os homens são os que mais abusam. O estudo ouviu entre julho e dezembro do ano passado uma amostra de 2009 pessoas em Campo Grande, das quais 18,9% responderam que fazem consumo abusivo de bebidas alcoólicas (calculado em quatro doses para mulheres e cinco para homens).


Dos entrevistados, 2,9% admitiram que dirigem quando bebem nesta proporção, o que aplicado a um universo 268.607 condutores habilitados na Capital equivale a 7.790 pessoas dirigindo embriagadas. A incidência entre os homens é maior: 5,4% deles admitiram que dirigem depois de beber excessivamente, diante de 0,6% das mulheres .

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Lésbica aos 30, Katia se livrou de segredo para seguir "feliz e completa" ao lado da esposa e filhos

2
Geral

Homem é encontrado desmaiado próximo ao túnel de Anastácio

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Com moto roubada, dupla planeja assaltar joalheria e acaba presa

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Com...

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Delegacia Sindical dos Artesões de Aquidauana Associação

Praça dos Estudantes, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9601-2585
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Municipais

Escola Municipal Pólo Pantaneira

Fazenda Taboco, Fazenda Taboco - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo