Roberto dos Santos da Silva / PCMS
Cinco presos fugiram na manhã de ontem (4), das celas da Delegacia de Polícia Civil de Eldorado (MS), tiveram suas imagens divulgadas e estão sendo procurados. Roberto dos Santos da Silva, 29 anos, mais conhecido como Robertinho, José Vieira dos Santos, 33 anos,Wesley Ferreira dos Santos, 26 anos, vulgo "Negão", Cairo Roberto Torquato Bento, 21 anos, mais conhecido como Jaú e Wesley Magno de Oliveira, 34 anos.
De acordo com o delegado Claudineis Galinaris, um helicóptero da Receita Federal sobrevoou a área para encontrar os presos. Equipes da Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e DOF (Departamento de Operações de Fronteira) também se deslocaram em diligência para recapturar os presos e resgatar as armas.
Conforme o delegado, um policial civil, que não teve o nome divulgado, vai responder administrativamente e criminalmente pela fuga de cinco presos do local. Um dos presos foi identificado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa mais perigosa do país.
Segundo o delegado, o resgate se deu porque o policial, sem autorização dele, e sem comunicar outros colegas, retirou o preso da cela e foi rendido pelo mesmo. O preso ainda tomou a arma dele, rendeu outro policial e fugiu com os comparsas no veículo do policial. ?Ele infringiu as regras da Polícia. Desobedeceu tudo que determina a Polícia Civil e vai responder por isso?, frisou.
Claudineis explicou que inicialmente o policial havia relatado que duas pessoas haviam entrado na Delegacia e o rendido, assim com outro policial. E na sequencia fizeram o resgate dos presos e o furto de armas que estavam na delegacia.
Entretanto, ao verificar o sistema de segurança, o delegado constatou que não houve falhas e a câmera registrou o momento em que o policial retirou o preso da cela sem autorização e sem acompanhamento de um colega, como determina Portaria da Polícia Civil.
O delegado descartou que a facilitação tenha sido proposital e afirmou que a Polícia vai fazer o que for necessário para descobrir a verdade dos fatos.
(Com informações da PCMS e do Midiamax)