Ex-prefeito foi assassinado a tiros após ter, supostamente, discutido com funcionário
Ex-prefeito Dirceu Luiz / Divulgação
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou nota de pesar e decretou luto de três dias pela morte do ex-prefeiro do município de Amambai, Dirceu Luiz Lanzarini. Ele saía de sua fazenda, em Amambai, quando foi assassinado a tiros, nesta segunda-feira (24) após ter, supostamente, discutido com um funcionário por causa do atraso em um plantio.
Dirceu foi assessor especial no Escritório de Gestão Política de Mato Grosso do Sul, nomeado para função em novembro de 2018. Natural de São Paulo (SP), o engenheiro agrônomo escolheu a cidade de Amambai para viver desde 1981. Na trajetória profissional, trabalhou na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) do Governo do Estado. Na política, foi eleito três vezes para o cargo de prefeito de Amambai.
Assumindo pela primeira vez o município em 1º de Janeiro de 1997, reeleito em 2000 para o segundo mandato e, em 2008, Dirceu Lanzarini foi reconduzido ao comando de Amambai pela terceira vez. Lanzarini também comandou a Fundação do Desporto e Lazer de MS (Fundesporte) nos Governos de Zeca do PT e André Puccinelli. Municipalista e com visão política articulada, Dirceu foi presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul entre 2003/2004.
Lanzarini tinha 62 anos, era casado com Deise Bianchini e tem duas filhas, Elisa e Marina. O governador em exercício, Murilo Zauith, decretou luto por três dias a partir desta data.
Atentado
Dirceu foi ferido no momento em que deixava sua fazenda, nesta segunda-feira. No momento do atentado, ele estava com o genro, que também foi encaminhado para o Hospital do Coração em Dourados. Diferente do sogro, Kesley Aparecido Vieira Matricardi estava consciente e seu estado de saúde é considerado estável.
Mesmo ferido, o rapaz conseguiu sair do local do crime com o sogro e buscar ajuda. Kesley foi atingido no pescoço, mas o tiro teria sido de raspão. Outro disparo também o acertou no braço. O suspeito do crime, identificado como Luiz ‘Paraguaio’, continua foragido.
Eleições Municipais
Veja a lista completa com nomes, partidos e números de urna dos candidatos a vereador em Aquidauana nas eleições municipais de 2024
Política
Resolução visa o reconhecimento dos direitos territoriais dos povos indígenas e a regularização fundiária em várias regiões do Brasil
Voltar ao topo