X
Alerta

Iagro alerta para casos de raiva em Aquidauana e pede que rebanhos sejam vacinados

Foram registrados casos em Camisão e Cipolândia

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul) emitiu alerta a pecuaristas da região de Aquidauana a respeito de dois casos confirmados de raiva em bovinos, doença que não tem cura.

Por meio de áudio, Fábio Shiroma, responsável pelo controle de raiva junto à Iagro, explicou que os casos foram descobertos na região do Cera, nas furnas de Camisão, e outro na região de Cipolândia.

Segundo ele, neste momento é de suma importância que a vacinação seja regularizada, tanto do gado quanto da tropa. “Quem não fez a vacinação, é importante que faça. Quem já vacinou, precisa reforçar a vacinação urgentemente”.

Ele destacou ainda que a zoonose é transmitida por morcego vampiro (hematófago) e, caso o produtor tenha conhecimento de possível abrigo, como cavernas ou buracos escuros, que acione a Iagro. “Assim, a equipe mais próxima pode fazer o controle”.

No norte do MS

O trabalho de monitoramento de focos de raiva bovina em todo o Estado é constante. Em Cassilândia nove focos foram encontrados nas regiões: da Serra do Faustino Vendrame sentido Árvore Grande (3); Ilha do Pescador; (1); fundo do Aeródromo Municipal (3); e no Distrito do Indaiá do Sul, próximo à Vila (2). Nos municípios de Paraíso das Águas e Costa Rica mais de 100 animais já morreram com a doença.

A raiva

A raiva é uma enfermidade que acomete o Sistema Nervoso Central (SNC) dos mamíferos, inclusive do homem, com letalidade próxima a 100%. O período de incubação é relativamente longo (tempo que o animal foi exposto ao vírus até o aparecimento dos sinais clínicos) varia em média de 45 a 60 dias e que a resposta imunológica à vacinação se inicia em média com 7 a 10 dias. Por isso, é comum o aparecimento de animais que receberam a vacinação e vieram a óbito com a Raiva até que todos os animais estejam protegidos pela vacina.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo