O jornalista Amaury Ribeiro Jr. foi operado e será transferido do hospital de Gama, no entorno de Brasília. Ele não corre risco de morte. Ribeiro Jr. é de Campo Grande e fazia a apuração de uma matéria sobre o tráfico de drogas na região na tarde de qurta-feira para o jornal O Estado de Minas, do Grupo Diário Associados, quando foi baleado.
A família do jornalista mora na Capital. O pai, Amaury, é dono da pizzaria Água na Boca. Ele já viajou para acompanhar o atendimento ao filho. A esposa do jornalista, Camila Baeta, contou que o tiro passou a um centímetro da artéria na virilha, e não no abdome, como chegou a ser noticiado. "Foi sorte e coisa de Deus. O médico disse que ele renasceu".
O caso é tratado como atentado à liberdade de imprensa e mobiliza as polícias de Goiás e Distrito Federal. O Ministério da Justiça colocou a Polícia Federal no caso e também se discute a colocação da Força Nacional para atuar no entorno do Distrito Federal.
Há escolta no hospital de Gama e a família prepara a transferência do jornalista para outro local com mais recursos, porém não revela qual por segurança.
O jornalista, já premiado pelo trabalho investigativo, fazia uma reportagem na Cidade Ocidental, em Goiás, localizada a cerca de 45 quilômetros de Brasília, quando foi baleado. O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), foi ao hospital de Gama esta manhã, conforme o jornal Correio Braziliense, do mesmo grupo do Estado de MG.
"Isso não foi apenas um crime contra uma pessoa física, mas um crime contra a liberdade de imprensa, contra uma instituição jornalística que estava desnudando a situação do tráfico de drogas no Entorno", disse sobre o caso. O governo federal prometeu prioridade para atender a região com reforço nas ações de segurança. As medidas estavam sendo discutidas exatamente no mesmo horário em que o jornalista foi ferido. O reforço é discutido há cinco meses, sendo efetivado em até 20 dias, com 500 policiais a mais.
Amaury foi correspondente do Estado de São Paulo e ainda atuou no Correio do Estado e na TV Morena em Campo Grande.
Economia
Duas projeções diferentes, divulgadas nesta terça (14), apontam que a produção de grãos, leguminosas e oleaginosas devem superar a do ano passado, com índice entre 8% e 10%
Educação
O procedimento da matrícula é feito on-line
Voltar ao topo