Um jovem postou a imagem de uma onça pintada no dia 18 deste mês e foi autuado em R$ 10 mil pela Polícia Militar Ambiental. A imagem foi rastreada por policiais militares ambientais de Mundo Novo (MS) que verificaram nas redes sociais a postagem da foto que afirmava ter praticado crime de caça ilegal, tendo abatido a onça-pintada.
Na foto, o jovem aparecia com uma espingarda calibre 12, ao lado de um animal abatido da espécie onça-pintada. Ele afirmava ter matado o animal.
A PMA localizou o usuário e seu endereço na cidade de Sete Quedas (MS) e efetuou o auto de infração administrativo contra o infrator. Como o jovem estava viajando, sua mãe recebeu e assinou o auto de infração, para dar conhecimento ao acusado. A multa aplicada foi de R$ 10 mil.
Os autos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas e o delegado abriu inquérito para apurar o crime ambiental e a procedência da arma. Confirmado o crime, ele poderá pegar pena de seis meses a uma no e meio de detenção.
Esta é a segunda autuação a pessoas que se expõem cometendo crimes ambientais em redes sociais. No dia 13 de fevereiro, Policiais Militares Ambientais de Jardim (MS) tinham autuado cinco pescadores que haviam praticado pesca predatória no Estado.