17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Polícia

Junho registra maior volume de apreensões de drogas feitas pelo DOF

Em um único mês foram 47,3 toneladas de drogas apreendidas

25 JUN 2020 - 19h30min
Da Redação

Somente nesta semana, os policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam cerca de 11 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul. A apreensão foi feita pelo DOF  em ações integradas com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), que realizam bloqueios para fiscalização e patrulhamentos ostensivos na região de fronteira de MS.

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02
O DOF fez a maior apreensão de drogas de toda a sua história, no dia 13 deste mês, no município de Iguatemi, onde foram apreendidas 20,1 toneladas de maconha. O mês de junho deste ano está marcado pelo maior volume de apreensão de drogas de toda a história do DOF, para um único mês são 47,3 toneladas até o momento. Já quando se compara o período de Jan/Jun as marcas continuam expressivas foram 91,4 toneladas em 2020 contra 54,4 toneladas de drogas apreendidas no mesmo período do ano passado. Um aumento de 37 toneladas de drogas que representa um aumento de 40,4% no volume apreendido. A maconha e seus derivados ainda são as drogas de maior volume de apreensão pelo DOF representando, neste ano, mais de 97% das drogas apreendidas.
 
Para o Diretor do DOF, o Tenente-Coronel Wagner Ferreira da Silva “enfrentar o tráfico de entorpecentes representa um serviço do Estado de Mato Grosso do Sul à sociedade brasileira, pois interrompe um ciclo criminoso, descapitaliza o crime organizado e contribuiu, diretamente, na diminuição da violência urbana, uma vez que o tráfico de drogas aumenta o poder financeiro das organizações criminosas, por consequência, seu poderio bélico; induz à prática de roubo e furtos, principalmente, de veículos que são utilizados para o transporte de drogas e como moeda de troca, nos países vizinhos e grandes produtores de drogas”, conclui.
 
Estima-se, em média, que o DOF proporcionou ao crime organizado um prejuízo de mais de 102 milhões de reais. Deste valor, 96 milhões de reais com o entorpecente apreendido, mais seis milhões de reais nos 146 veículos apreendidos. De janeiro a junho deste ano 203 pessoas foram presas por Tráfico de Drogas, contra 180 no mesmo período do ano passado.
 
AUMENTO DAS APREENSÕES
Fatores que contribuem para o aumento das apreensões no Estado: 1) a participação na Operação Hórus, integrante do Programa VIGIA, uma parceria do MJSP e da SEJUSP/MS, que ampliou a integração dos órgãos de segurança pública atuantes na fronteira; 2) o fechamento das fronteiras em razão da pandemia da COVID-19 no mês de março de 2020, com um possível represamento de cargas de entorpecentes; 4) emprego estratégico da inteligência policial, maximizando os resultados; e, 5) o emprego eficaz do efetivo policial militar em ações ostensivas; em barreiras sanitárias e pontos sensíveis, como resultado de um detalhado plano de ação operacional.
 
O DOF é reconhecido, nacionalmente, como uma modalidade policial especializada de combate e enfrentamento ao crime organizado na fronteira.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Com maior "barrigão", sucuri impressiona ao digerir animal nas águas de Bonito

2
Policial

Antes de roubarem aviões, criminosos se divertem em rio e até vão à "zona"

3
Geral

Acidente com quadriciclo mobiliza ação do Corpo de Bombeiros

4
Anastácio

Após perder o freio, caminhão bate e destrói frente de carro

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Valdemir Gomes

Até...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Telefones Úteis

Receita Federal

Rua Luis da Costa Gomes, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2640/1383
Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo