X
Segurança

Perícia Oficial na fronteira tenta se fortalecer com troca de parcerias entre países

A proximidade entre as Perícias Oficiais de Mato Grosso do Sul e do Paraguai para troca de informações e experiências deu um novo passo com a visita de comitiva paraguaia em Ponta Porã. A reunião técnica aconteceu na quinta-feira (24). Ao todo, cinco peritos do Paraguai conheceram toda a estrutura da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Ponta Porã, cidade que faz divisa com o município paraguaio de Pedro Juan Caballero.

A URPI de Ponta Porã está vinculada à Coordenadoria Geral de Perícias (CGP), que concentra as unidades e institutos periciais de Mato Grosso do Sul. A CGP está dentro da estrutura da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Os profissionais do país vizinhos no encontro foram o Oficial Inspetor OS. Lic. Luis Carlos Espinola, sub-chefe de Criminalística; Sub-oficial Mayor P.S Lic. Miguel Aranda; Sub-oficial 1º P.S Abg. Edison Quintana – IBIS; Sub-oficial 1º P.S Lic. Nelson Domínguez e o Sub-oficial 1º P.S Lic. Walter Cuenca.

Pelo lado brasileiro, os peritos oficiais lotados em Ponta Porã são Ernane Simões Carbonaro, Rogério Insfran Ocampos, Samya Gerbara Soler e Charles Eduardo Mrozinski Zamberlam. “Eles puderam conhecer toda a estrutura da unidade. A gente destaca nessa troca de experiências a apresentação a eles das técnicas que utilizamos no Brasil e os equipamentos que temos para as perícias externas”, detalham os peritos criminais chefes da Unidade Regional e da Criminalística em Ponta Porã, Ernane Carbonaro e Rogério Ocampos.

O trabalho de interligação entre as perícias oficiais dos dois países permite uma aprimorada ação de combate ao crime na região de fronteira. O tráfico internacional de drogas é um dos grandes problemas nessa área e serve de pilar para que ocorram outros crimes, como homicídio e tráfico de armas.

Em 3 de julho, uma comitiva brasileira de peritos foi até Assunção, capital do Paraguai, para conhecer a estrutura da Perícia Oficial daquele país. Esse encontro foi o primeiro e destacado por abrir as portas para troca de conhecimento entre os setores periciais. Naquela data, as visitas foram nos Institutos de Identificação e de Criminalística.

Atualmente há convênios entre Paraguai e Brasil que permite parcerias, mas esses encontros técnicos devem permitir que adendos sejam elaborados para aprimorar as capacidades de perícia de ambas as unidades. A Perícia Oficial brasileira tem atuação avançada na área de toxicologia e apuração a partir de DNA. Os paraguaios trabalham com sistema muito bem estruturado em termos de identificação, com reconhecimento facial por fotos, e na área de balística, em que há base de dados interligada com o banco internacional de cadastro de armas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação

Procon-MS faz mutirão em bairro de Campo Grande

Equipes estão no bairro Vida Nova, neste sábado

Oportunidades

Prefeitura de Nioaque abre inscrições para processo seletivo

Vagas são para rede municipal de ensino

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2023 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo