X
Crime organizado

PF e Receita Federal deflagram operação contra tráfico de cocaína em MS

Grupo enviava droga da fronteira para São Paulo

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Viagem Santa, para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

Aproximadamente 86 policiais federais e servidores da Receita Federal cumprem 10 mandados de prisão temporária (30 dias) e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados e Deodápolis, além do sequestro e bloqueio de mais de R$ 10 milhões em bens móveis, imóveis da organização criminosa e de valores depositados em contas bancárias dos investigados, além de 12 ônibus avaliados em mais de R$ 11 milhões de reais.

Ao todo foram cumpridas 44 ordens judiciais. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Cidade de Dourados.

As investigações tiveram início em 2019 após a Polícia Federal com o apoio da PRF apreender em um ônibus de turismo mais de meia tonelada de cocaína transportada em um compartimento oculto de tal veículo de transporte de passageiros.

Ao longo das investigações logrou-se êxito em documentar outras duas apreensões com quase 400 quilos de maconha, também em veículos de transporte de passageiros, todos com destino a cidade de São Paulo/SP.

Todas as empresas envolvidas nas apreensões são sediadas na cidade de Dourados. Nas oportunidades em que ocorreram as apreensões apenas os motoristas de tais veículos foram responsabilizados pelo transporte da droga.

Com o aprofundamento das investigações descobriu-se o funcionamento de uma organização criminosa especializada no transporte da cidade de Dourados, para a cidade de São Paulo/SP, onde essa era descarregada.

Para tanto, a organização criminosa montou uma rede de empresas de fachada, para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas, além de empresas de transporte de passageiros, cujos veículos eram utilizados para transportar a droga.

A organização era dividida em três núcleos: um era responsável pela logística de carregamento e transporte da droga; outro pelo agenciamento das viagens e pelo recrutamento dos passageiros e o outro pela lavagem de dinheiro.

A fim de não chamar a atenção das autoridades um estratagema foi criado pelos empresários envolvidos no esquema. Segundo a história criada pelo núcleo do grupo responsável pelo agenciamento das viagens e pelo recrutamento dos passageiros um pagador de promessas estava financiado a viagem para a cidade de Aparecida/SP e como tal todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem seriam custeadas por esse.

Na verdade, todos os custos da viagem eram bancados com o lucro da venda da droga que era transportada nos ônibus da organização. O nome da operação faz referência a história falaciosa contada pelos membros da organização, a fim de justificar a gratuidade da viagem.

A Polícia Federal reforça que a atual pandemia não afetou as investigações e ações da instituição, principalmente na repressão aos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo