Um soldado e um sargento da PolÃcia Militar de Aquidauana, integrantes da ROTAI, foram agredidos e ameaçados de morte nesta terça-feira (01/1), quando atendiam uma ocorrência. O soldado levou um pontapé no rosto, e o sargento foi agredido com um chute no peito. O suposto autor das agressões, segundo as vÃtimas, é Marcos Gama Ferreira, 30 anos, o "Katinguelê", detento do regime semi-aberto no presÃdio de Aquidauana, que estava sendo procurado por não cumprir o regime. Durante a ação da ROTAI foram detidos também, o comerciante Ricardo Cláudio Pereira, 40anos, e a irmã de "Katinguelê", Marilene Ferreira Gama, 33 anos, por ameaça, desacato e obstrução do serviço da PM.
O Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora Band, apurou que a ROTAI recebeu denúncias através do190 que algumas crianças estariam com armas artesanais quebrando lâmpadas de postes de iluminação pública na rua Humberto Alves Correa. Ao chegar ao local os militares foram informados que o autor dos danos seria "Katinguelê", e que o mesmo estaria na rua Veriano Rodrigues Chagas, em um Bar no jardim Aeroporto.
A ROTAI informou que Katinguelê, ao ser abordado teria resistido a prisão, ameaçado de morte os militares, além de agredir com chutes o comandante da equipe e um soldado da PM. No momento em que os PMs colocaram Marcos na viatura, foram desacatados pela irmã e pelo cunhado do acusado, que passaram a xingar e ameaçar de morte os policiais. A PolÃcia informou ainda que, a guarnição teve que disparar vários tiros com balas de borracha para conseguir conter o tumulto no local, pois alguns amigos e parentes dos acusados tentaram agredir os policiais no intuito impedirem a ação dos militares.
Os acusados foram encaminhados a Delegacia de PolÃcia Civil em Aquidauana.