Divulgação
Uma carreta bitrem carregada de agrotóxicos foi apreendida ontem (1°) por policiais militares ambientais de Costa Rica. O produto químico estava sendo transportado sem licença ambiental. O auto de infração administrativo contra o autuado resultou em multa de R$ 37,480 mil, conforme o Decreto 6.514/2008.
Pertencente a uma empresa transportadora de Londrina (PR), os produtos estavam sendo transportados da cidade paranaense para Costa Rica. Além da falta de licença ambiental, o material perigoso era transportado sem identificação com relação a símbolos para transporte de produtos perigosos, ou sinalizações, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental.
O motorista, de 46 anos, residente em Londrina foi encaminhado, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica e os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 que diz: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. Se condenado, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.