A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul celebra, nesta quinta-feira, cinco de setembro, mais um ano de trabalho pela segurança dos moradores da região. A história que começou em 1835 com o Corpo Policial Homens do Mato ganha mais um capítulo em 2013. A necessidade da criação de uma força específica para proteger cidadãos e cidadãs e reduzir a criminalidade remonta, na área ocupada pelo Mato Grosso do Sul, ao século XVII e segue até os dias de hoje. Os homens do mato deram lugar à força policial que foi evoluindo até chegar ao modelo atual.
A divisão do Estado foi um marco para a instituição que passou a se chamar Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Os iniciais um batalhão e quatro companhias independentes deram lugar a 16 batalhões, a seis companhias independentes e a um esquadrão independente responsáveis pela segurança de quase dois milhões de pessoas em todo Estado.
Anualmente, a PM promove capacitações para atualização e promoção de integrantes da tropa. São cursos de Formação de Sargentos, Formação de Cabos, Aperfeiçoamento de Sargentos, Habilitação para Oficiais Administrativos, Aperfeiçoamento de Oficiais, além da frequência em cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O trabalho diário pode ser visto em números e pesquisas. Nos últimos cinco anos foram apreendidos mais de 200 toneladas de entorpecentes, 1152 armas de fogo, 900 mil pacotes de cigarro e presas em flagrante quase nove mil pessoas. O Mapa da Violência, divulgado em julho, mostrou a evolução. A Cidade Morena teve a segunda maior redução de mortes por arma de fogo em dez anos, atrás apenas de São Paulo, tornando-se a 6ª capital mais segura no ranking.