Sete imóveis foram flagrados por furto de energia elétrica
Operação com a Polícia Civil e Energisa / Divulgação
Na manhã desta sexta-feira, 12, a Polícia Civil de Sidrolândia, com apoio da ENERGISA, iniciou uma operação para combater fraudes em medidores de energia residencial e comercial.
A ação foi desencadeada após investigações do Núcleo Regional de Inteligência em colaboração com a concessionária de energia, que identificaram disparidades nos registros de consumo. Equipes policiais, peritos e técnicos da ENERGISA inspecionaram mais de 7 imóveis na cidade, onde foram confirmadas as irregularidades. Cinco pessoas foram detidas em flagrante pelo crime de furto de energia.
Denise Simões, da ENERGISA, alertou que o furto de energia pode configurar crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal brasileiro, além de representar um sério risco de acidentes fatais devido às conexões clandestinas, que frequentemente resultam em incêndios e explosões.
É importante destacar que as perdas decorrentes dessas ligações ilegais acabam sendo custeadas pelos demais consumidores, impactando negativamente o serviço prestado e aumentando a vulnerabilidade da rede elétrica a interrupções e oscilações.
Segundo a ANEEL, as fraudes no Brasil são significativas, representando mais de 31,5 mil gigawatts, o que poderia abastecer uma grande parte do Estado do Mato Grosso do Sul.
Para denúncias, a população pode ligar para o número 0800 722 7272.
Cidades
Cidade permanece com decreto de estado de emergência após as chuvas
Geral
O objetivo é garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor
Voltar ao topo