A Polícia Civil e Polícia Militar aguardam até a próxima sexta-feira, dia 10, para que os sem-terra ligados à Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) desocupem a Fazenda Jamaica, em Jardim, de propriedade da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, entidade presidida pelo reverendo sul-coreano Sun Myung Moon. A área foi invadida no dia 27 de julho.
Na manhã de hoje, o coronel Luiz Ubiratan Maria da Cruz, comandante da Polícia Militar de Jardim, e o delegado João Eduardo Santana Davanço, titular da Delegacia de Guia Lopes da Laguna, estiveram na fazenda para negociar a saída dos sem-terra.
Os acampados pediram prazo até sexta-feira para deixar a área. Segundo informações da Polícia Civil de Jardim, dois oficiais de Justiça também acompanharam a Polícia para entregar a ordem de desocupação da área e ler a decisão do do juiz Wilson Leite Corrêa, em substituição na 2ª Vara de Jardim, que concedeu a reintegração de posse, em caráter liminar.
Segundo a Polícia Militar, o prazo também é necessário para que, caso os sem-terra não deixem pacificamente a fazenda, seja requisitado reforço policial para fazer a retirada das famílias. Apesar da decisão judicial, os sem-terra prometeram resistir a desocupação.
Inicialmente, a área foi invadida por cerca de 150 famílias, sendo que hoje o número de invasores já dobrou. O advogado David Moura de Olindo, que defende a Associação, tentou um acordo pacífico com os sem-terra para desocupar a fazenda sem o uso de força policial. No entanto, o acordo foi negado pelos manifestantes.
Os funcionários da associação registraram boletim de ocorrência e acionaram a Polícia Civil para tomar providências para a desocupação. A Fazenda Jamaica tem cerca de 2,5 mil hectares e fica ao lado da Fazenda Jangada e da Fazenda Capão do Mutum, também pertencentes à Associação. Juntas as três propriedades possuem cerca de cinco mil hectares. Participam da ocupação sem-terra dos acampamentos de Nossa Senhora de Fátima, Morro Azul, São Jorge, União Jamaica e Paraíso Figueira.
Serviços
O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes
Geral
Vegetação densa favorecia risco de infestação de insetos
Voltar ao topo