X
Policial

Polícia vai aguardar até sexta-feira para que sem-terra deixem fazenda

A Polícia Civil e Polícia Militar aguardam até a próxima sexta-feira, dia 10, para que os sem-terra ligados à Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) desocupem a Fazenda Jamaica, em Jardim, de propriedade da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, entidade presidida pelo reverendo sul-coreano Sun Myung Moon. A área foi invadida no dia 27 de julho.


Na manhã de hoje, o coronel Luiz Ubiratan Maria da Cruz, comandante da Polícia Militar de Jardim, e o delegado João Eduardo Santana Davanço, titular da Delegacia de Guia Lopes da Laguna, estiveram na fazenda para negociar a saída dos sem-terra.


Os acampados pediram prazo até sexta-feira para deixar a área. Segundo informações da Polícia Civil de Jardim, dois oficiais de Justiça também acompanharam a Polícia para entregar a ordem de desocupação da área e ler a decisão do do juiz Wilson Leite Corrêa, em substituição na 2ª Vara de Jardim, que concedeu a reintegração de posse, em caráter liminar.


Segundo a Polícia Militar, o prazo também é necessário para que, caso os sem-terra não deixem pacificamente a fazenda, seja requisitado reforço policial para fazer a retirada das famílias. Apesar da decisão judicial, os sem-terra prometeram resistir a desocupação.


Inicialmente, a área foi invadida por cerca de 150 famílias, sendo que hoje o número de invasores já dobrou. O advogado David Moura de Olindo, que defende a Associação, tentou um acordo pacífico com os sem-terra para desocupar a fazenda sem o uso de força policial. No entanto, o acordo foi negado pelos manifestantes.


Os funcionários da associação registraram boletim de ocorrência e acionaram a Polícia Civil para tomar providências para a desocupação. A Fazenda Jamaica tem cerca de 2,5 mil hectares e fica ao lado da Fazenda Jangada e da Fazenda Capão do Mutum, também pertencentes à Associação. Juntas as três propriedades possuem cerca de cinco mil hectares. Participam da ocupação sem-terra dos acampamentos de Nossa Senhora de Fátima, Morro Azul, São Jorge, União Jamaica e Paraíso Figueira.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Não haverá expediente no Judiciário de MS nos dias 14 e 15 de novembro

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes

Geral

Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos realiza limpeza na Rua Bichara Salamene

Vegetação densa favorecia risco de infestação de insetos

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo