14 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Policial

Reinaldo determina afastamento de policiais envolvidos em agressão a mulher algemada

Outro agente ainda segura a vítima. Violência só cessou quando policial mulher interviu

23 NOV 2020 - 09h22min
Da redação

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou o afastamento imediato dos policiais militares envolvidos na agressão a uma mulher algemada, dentro de batalhão da Polícia Militar, em Bonito. A violência ocorreu em setembro, mas só veio à público neste final de semana, por meio da imprensa.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Em nota, Azambuja afirma que, ainda que tenha havido ocorrência de desacato e agressões aos policiais, a violência extrema e a conduta empregada na ação policial em tela são inadmissíveis, ressaltando que o caso está sob “rigorosa investigação, em Inquérito Policial Militar”.

O caso

A mulher, de 44 anos, mãe de uma criança autista, foi agredida com socos, tapas e chutes, mesmo enquanto estava algemada, no Batalhão da Polícia Militar, em Bonito. Além de ser violenta e desproporcionalmente agredida pelo agente do Estado, afirma que teve o direito de registrar boletim de ocorrência negado e dificuldade para realizar exame de corpo de delito.

Tudo começou quando ela foi a um restaurante da cidade “pegar arroz e feijão” para a filha caçula, de 3 anos, que é autista. Segundo a mulher, pediu pressa à atendente, mas a comida demorou mais de uma hora e meia, tendo aí iniciado uma discussão entre ela e a proprietária, que teria chamado a criança de “verme da sociedade”.

A Polícia Militar foi chamada e o 2° tenente, responsável pela agressão mais tarde registrada em imagens, já teria chegado a puxando pelos cabelos, segundo a vítima, e levado a família para a delegacia e acionado o conselho tutelar para levar as crianças para um abrigo.

Após a violência, que só parou quando uma policial militar mulher intervém, ela afirma ter ficado 48 horas presa, sem poder ligar para ninguém, até que seu marido, também policial, ter ido até o local.

Imagens são estarrecedoras, diz OAB-MS

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil classificou as imagens como estarrecedoras e refletem o despreparo dos agentes envolvidos para o “exercício de uma das funções mais relevantes do Estado, que é garantir a proteção e segurança das pessoas, reforce-se, inclusive, detidas, sempre com respeito à dignidade da pessoa humana”, e que a postura evidenciada nas imagens “não condiz com aquilo que se espera de um Policial Militar”.

“O episódio deve ser severamente apurado, inclusive com o afastamento das funções, sempre observando o devido processo legal para que não restem dúvidas de que o Estado, que tem o dever com o cidadão, com a cidadania e com a Constituição da República, acobertar qualquer tipo de violação às leis deste País”.

Violência também de gênero, diz Defensoria Pública

Em nota, o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (NUDEM) repudia a agressão desproporcional e afirma que se tratou caso clássico de violência contra a mulher.

“Não bastasse a agressão desproporcional realizada por agente público dentro de um batalhão contra pessoa sob a tutela do Estado e sem possibilidade de defesa, tratou-se de violência física de um homem contra uma mulher, evidenciando de forma ainda mais gritante a subjugação e as relações de desigualdade e de poder impostas contra a vítima de maneira extremamente violenta”, pondera.

O órgão cobra, inclusive, punição para aqueles envolvidos que tenham se omitido diante do ato de violência perpetrado pelo agente público. “O NUDEM cobra a escorreita apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos, inclusive daqueles que eventualmente tenham se omitido em adotar providências, ressaltando a necessidade de capacitações continuadas direcionadas aos integrantes da Polícia Militar, indispensavelmente quanto as questões de equidade de gênero”.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lino, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Em...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Dr. Cândido Pinheiro Filho

R. Duque de Caxias, s/nº Bairro: Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3704 / 324
Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo