16 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Segurança

Senasp vai à fronteira conhecer trabalho das forças de segurança do Estado

22 JAN 2021 - 18h12min
Governo de MS

O secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Paim, acompanhado do secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e do diretor de Políticas de Segurança Pública da Senasp, Nelson Gonçalves de Souza, sobrevoaram Ponta Porã e a região de fronteira de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (22).

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02

O sobrevoo faz parte da visita técnica da equipe da Senasp ao Estado, que tem como objetivo conhecer de perto a realidade da segurança pública local e o trabalho das polícias estaduais, que no ano passado apreenderam mais de 750 toneladas de drogas.

Os secretários Nacional e Estadual de Segurança Pública estiveram também na sede do Departamento de Operações de Fronteira  (DOF) em Dourados, onde participaram de uma reunião com policiais da unidade, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e dos municípios localizados na fronteira.

"Faz parte da nossa gestão conhecer a ponta, para conhecermos e entender a realidade do ponto de vista de quem está na fronteira, fazendo um policiamento numa região tão complexa", destacou Paim.

Na sede do DOF o diretor do Departamento, coronel Wagner Ferreira da Silva, o titular da Defron, delegado Ricardo Cavagna, e o secretário Antonio Carlos Videira fizeram um panorama das ações de repressão aos crimes transfronteiriços realizadas em Dourados e região. "Apresentamos a nossa realidade, que é de um Estado que apreende 900 quilos de maconha sendo transportados em bicicletas e que em uma única apreensão tira de circulação mais de 33 toneladas de drogas, como aconteceu no ano passado em Maracaju", lembrou o diretor do DOF.

O secretário Estadual de Segurança Pública pediu que Paim faça gestão junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, no sentido de melhorar a política sobre drogas, especialmente no que diz respeito ao confisco e leilão de bens apreendidos com o tráfico, bem como do retorno dos valores arrecadados para a segurança pública. "Queremos instrumento de trabalho e, mais que isso, minimizar os impactos da efetividade das polícias estaduais, com uma política que desafogue os nossos pátios, o que não é somente uma questão de segurança, mas de saúde pública", disse Videira.

Paim garantiu que levará as demandas da segurança do Estado para o Ministro André Mendonça. "Nós também pretendemos criar dentro da Senasp um Observatório de Segurança Pública para acompanhar de perto o andamento de ações e projetos voltados aos estados e para fazer um estudo do fenômeno criminal, para quando alguém me perguntar porque as apreensões de drogas aumentaram no Mato Grosso do Sul, por exemplo, consigamos partir da certeza e não do achismo", frisou.

A visita técnica na fronteira de Mato Grosso do Sul, que incluiu vistoria às obras da nova sede do DOF em Dourados, que conta também com recursos federais, teve as presenças do delegado-geral Adjunto da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, do comandante-geral da Polícia Militar em exercício, coronel Renato dos Anjos Garnes, do superintendente de Inteligência de Segurança Pública da Sejusp, Antônio Carlos Costa Mayer, e do delegado Regional de Dourados, Lupércio Degerone.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Símbolo das queimadas no Pantanal, onça pintada vira tatuagem que "encara" da pele de Rafa

2
Anastácio

Transexual assumida, Verônica viu o amor vencer ao ser chamada de neta

3
Geral

Em Aquidauana, motociclista foge de acidente sem prestar socorro à vítima

4
Geral

Confira quem pode se vacinar contra covid nesta semana em Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min18 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min18 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ousadia...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XV: AUTOESTIMA FEMININA:FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

FUNRURAL - Associação Beneficente Ruralista

Rodovia Aquidauana - CERA, Km 04, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 4123 / 32
Ag. Correios

Agencias dos Correios -Central

Manoel Antonio Paes de Barros, 620 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6065
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo