X
Policial

Servidor do Estado desviou 110 celulares em esquema fraudulento

O servidor da Secretaria Estadual de Administração Artur Vitor Freitas de Lima foi o responsável pelo desvio de 110 linhas de telefones celulares do governo do Estado, que foram usados por terceiros em esquema que lesou os cofres públicos em pelo menos R$ 500 mil. O crime foi descoberto a partir de uma conta considerada exorbitante e a investigação resultou na prisão de 24 pessoas envolvidas na fraude.


Até o fim da manhã de ontem, a Polícia Civil havia prendido 21 pessoas envolvidas no esquema e Artur Vitor Freitas de Lima foi detido posteriormente. Segundo investigação policial, Lima teria retirado do almoxarifado da Secretaria Estadual de Administração 110 telefones celulares e repassado a Nestor Lauro Souza Albuquerque, proprietário da empresa Megacell, em Campo Grande.


De acordo com a Polícia Civil, o empresário usava as linhas em duas situações: ele vendia os aparelhos habilitados a terceiros com contas faturadas em nome do governo do Estado ou ficava de posse do aparelho e vendia os créditos gerados por meio de ligações desses telefones. Na segunda modalidade, o próprio empresário fazia ligações dos celulares do Estado para aparelhos que tinham o plano chamado de Pula-pula, ou seja, a pessoa recebia em créditos os impulsos de chamadas recebidas em seu celular. Foram constatados casos de repasse de créditos de R$ 8 mil e o Estado que pagava conta.


Com exceção do empresário e do funcionário público, as 24 pessoas presas até agora eram beneficiárias do esquema de fraude, pela da compra de celular do Estado ou por meio do recebimento de créditos originados por ligações recebidas de aparelhos de propriedade da administração estadual. Dos mandados de prisão, apenas um foi expedido para Ponta Porã e o restante foi cumprido na Capital.


Confira a lista dos presos na operação da Polícia Civil, que foi denominada "Oba-oba": Ronaldo Hokama, Diego Costa Morilhas, Thiago dos Santos Barreto, Diego Fernandes Silva, Carluys Silva de Souza, Ronaldo Pereira Souza, Valdemir Lopes dos Santos, Orivaldo da Costa Benites, Josiel Bezerra Lima, Onézio José Soares Junior, Nestor Lauro Souza Albuquerque, Rosenir Vianna Taveira, Roseli Vianna Taveira, Adneide Rodrigues Rosa, Elaine Neves dos Santos, Ronaldo da Rosa Miranda, Alcione Franco de Assunção, José Carlos de Melo, Lucio Flavio Ribeiro Silva, Eder Monteiro Salgado, Diogo Soares dos Santos, Artur Vitor Freitas de Lima, Anderson Vital da Costa e Geovanni Fabio Roa Americo.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio Ambiente

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024

Justiça

Fazenda pede bloqueio de mais de dois mil sites de apostas ilegais no Brasil

A partir desta sexta-feira (11), sites de bets que não constam na lista autorizada pelo Ministério da Fazenda começam a ser retirados do ar

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo