A PolÃcia Nacional Boliviana acredita ter desvendado neste final de semana o assassinato do caminhoneiro de Nova Alvorada (MS), EdÃlson dos Santos Mesquita, de 25 anos de idade, vÃtima de latrocÃnio ocorrido no dia 12 de dezembro em Corumbá.
No domingo (23), a PolÃcia encontrou o corpo de outro caminhoneiro, Roberto Marques, 54, morador da cidade de Anastácio (MS). O corpo foi encontrado no bairro Bananal em Puerto Suarez (BolÃvia) e apresentava perfuração por um tiro na cabeça. Ao lado havia uma carta endereçada à mulher da vÃtima, Ana Cláudia Marques.
Foi a carta que esclareceu o latrocÃnio. Nela Marques pede desculpas à mulher e relata que foi contratado para "atravessar" um caminhão para a BolÃvia por R$ 2 mil, e que tinham lhe dito que era para dar "golpe do seguro". No dia seguinte ele ficou sabendo a verdade sobre o caso: o caminhoneiro tinha sido barbaramente assassinado durante o roubo. Em seguida ele teria procurado o homem que "contratou" o serviço para tomar satisfação e obteve a seguinte resposta: "se vira".
Inconformado e arrependido, o homem disse que não era assassino, "apenas precisava do dinheiro", mas que não poderia conviver com tal crime Em seguida se matou com um tiro na cabeça. A mulher Ana Cláudia Marques reconheceu o corpo e a caligrafia do marido. A carta deve chegar hoje no 1º Distrito Policial para perÃcia.
Além do arrependimento por ter participado do crime, ele entregou todo bando à polÃcia. Os nomes não foram revelados para não atrapalhar as investigações.
O crime
EdÃlson dos Santos Mesquita, 25, era caminhoneiro, morava em Nova Alvorada e estava na cidade para fazer uma entrega de carvão vegetal. Conforme o Boletim de ocorrência, a ele dado uma carona a um homem . No pedágio havia registro de Roberto Marques, que passou para o paÃs vizinho o caminhão Volvo NL 10 340, placa BWM-1020.
A PolÃcia Militar chegou a checar o veÃculo no pedágio da Rodovia Ramão Gomes, mas não encontrou nenhuma restrição e por isso Marques conseguiu ultrapassar a barreira policial sem levantar suspeita. EdÃlson foi atendido pelos Bombeiros e ficou internado em estado grave no Hospital de Caridade morrendo no dia 13. Ele apresentava traumatismo craniano devido à perda de massa encefálica provocada por uma forte pancada na cabeça.