X
Polícia

Trio é preso por planejar e executar homem preso por tráfico em Aquidauana

Crime teria sido motivado por desentendimentos e o tráfico de drogas

Trio foi preso na quarta-feira / PCMS

Três homens investigados por participação na execução de Moraci Pereira Brandão, 45 anos, foram presos em Ribas do Rio Pardo durante a Operação Sicários, deflagrada pela Polícia Civil. O crime aconteceu em fevereiro deste ano e teria sido planejado após Moraci ser preso por tráfico de drogas em Aquidauana.

Segundo a Polícia Civil, em 11 de fevereiro deste ano, a vítima foi executada a tiros quando chegava com a BMW em casa, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. Imagens captadas por câmeras de segurança apontaram que os três autores chegaram ao local dos fatos em um VW Gol, cor branca, dois deles descendo para efetuar os disparos e um permanecendo na direção.

Os que efetuaram os disparos utilizavam máscaras e coletes balísticos e as armas utilizadas, pistolas calibre 9mm, possuíam seletor de rajada e carregador com capacidade para trinta disparos.

Momentos após a execução de Moraci o VW Gol utilizado pelos autores foi incendiado no bairro Itamaracá. As investigações demonstram que um automóvel Kia Sorento, também conferiu apoio aos três executores, inclusive, resgatando-os após o VW Gol ser incendiado.

Em diligência conjunta, a DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) e a Polícia Militar apreenderam, no dia seguinte ao crime, as armas de fogo utilizadas no homicídio, as quais se encontravam enterradas, dentro de um cano de PVC, em um imóvel desocupado localizado no bairro Jardim das Cerejeiras.

A partir de então, as investigações trouxeram à luz um aprimorado planejamento para matar Moraci, sendo utilizados três automóveis para a execução do crime, sendo que um outro Gol, também na cor branca, monitorou por vários dias o imóvel onde a vítima residia.

Cinco indivíduos participaram diretamente do crime, quais sejam, os três que ocupavam o Gol que abordou a vítima, o que dirigia a Sorento e o que, em outro Gol, a monitorou por dias.

Sobre a motivação do crime, apurou-se que decorreu de desentendimentos entre lideranças de organização criminosa e a vítima, fato que ocorreu enquanto esta cumpriu pena por tráfico de drogas.

Trabalhos de campo demonstraram que três, dos cinco executores diretos, saíram de Ribas de Rio Pardo para Campo Grande para praticar o homicídio. A investigação aponta que o crime possui mandantes, tratando-se de pistolagem.

Diante desse quadro, notadamente de indícios de que outro crime na mesma modalidade seria praticado, fora apresentado pedido de Prisão Preventiva dos autores, pleito deferido pelo Poder Judiciário.

Mediante monitoramento na tarde de ontem, três dos autores foram presos em Ribas do Rio Pardo no momento em que se encontravam reunidos, os quais se encontravam a bordo de um automóvel de alto valor, uma Mercedes.

As investigações continuam visando prender aqueles que participaram diretamente da execução do delito e, igualmente, dos mandantes.

Relembre o caso

O homem assassinado a tiros em Campo Grande na última terça-feira (11) já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas. Moraci Pereira Brandão foi preso em abril de 2011, durante uma operação policial em Aquidauana, quando as autoridades apreenderam 312 quilos de cocaína escondidos na carroceria de uma caminhonete.

Na época, inicialmente, a estimativa era de 150 quilos da droga, mas a pesagem oficial confirmou um volume maior. A operação, realizada no dia 14 de abril daquele ano, resultou na prisão de, Moraci Pereira Brandão (35 anos na época) e outras 3 pessoas.

As investigações apontaram que a quadrilha liderada por Jorge Luiz pretendia transportar a droga para Campo Grande. O entorpecente estava escondido em um veículo estacionado em uma garagem de apartamentos alugados no centro de Aquidauana.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!


Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Social

Ação garante emissão gratuita de RGs em Corumbá

A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos

Milagre

Bebê de 1 ano é salvo por socorristas após engasgamento em Rio Verde de Mato Grosso

O pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e meio, teve sua vida salva após se engasgar durante o almoço

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo