X
Policial

Vítimas de violência sexual devem receber atendimento prioritário no SUS

Todas as vítimas de qualquer tipo de violência sexual devem receber atendimento emergencial.

Google

Os hospitais conveniados a rede SUS (Sistema Único de Saúde) serão obrigados a oferecer atendimento prioritário às vítimas de violência sexual. É o que determina a Lei 12.845, sancionada pela presidente Dilma Roussef e publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (1º).

Pela nova lei, todas as vítimas de qualquer tipo de violência sexual devem receber atendimento emergencial, integral e multidisciplinar e se for o caso, serem encaminhadas para serviços de assistência social.

Entre os serviços prioritários e gratuitos estão o diagnóstico e tratamento das lesões físicas e acompanhamento psicológico. O objetivo é minimizar os traumas físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual.

Tão logo tomem conhecimento do abuso ou violência sexual, os hospitais estão obrigados a comunicar o fato a polícia e encaminhar as vítimas para as delegacias para registro de boletim de ocorrência e encaminhamento ao instituto médico legal. A Lei 12.845 entra em vigor em 90 dias.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Muita água

Rio Aquidauana atinge 8,02 metros e segue em alerta para áreas ribeirinhas

O cenário de alerta começou ainda na manhã de quarta-feira (4), quando o Rio Aquidauana amanheceu em forte elevação após subir cerca de 1,5 metro em menos de 12 horas

Ajuda

Paróquia Imaculada Conceição acolhe famílias afetadas pela cheia do Rio Aquidauana

A comunidade também está sendo mobilizada para colaborar com doações de alimentos, como pães, bolos, tortas, suco e café, que podem ser entregues na Casa dos Padres

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo