23 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

A importância sócio-econômica do transporte ferroviário para o MS, vira debate na AL

5 OUT 2007 - 15h42min
assembleia legislativa de MS

Nesta segunda-feira (08-10), a partir das 14h, no plenarinho da Assembléia Legislativa, a importância sócio-econômica do transporte ferroviário para o MS é o tema de uma discussão. Participam do encontro  representantes do Sindicato dos trabalhadores em empresas ferroviárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Ministério Público, Delegacia Regional do Trabalho, FIEMS, DINIT e  ALL (Empresa América Latina Logística). O encontro está sendo coordenado pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que recebeu um pedido da categoria para debater o assunto. Segundo O coordenar regional do sindicato dos ferroviários, Roberto Mendes Teixeira, a situação dos trabalhadores é insustentável e precisa ser revista. Na oportunidade, o sindicato irá apresentar uma proposta para implementação de  política  para setor, com intenção de receber o apoio da Assembléia Legislativa.


A pauta da reunião traz temas polêmicos como a restauração de todo modal ferroviário, a situação dos trabalhares e sugere uma nova política para o transporte no país.


De acordo com direção do sindicato desde a privatização, a categoria tem agonizado com demissões, perdas salariais, nas condições de trabalho e na estrutura de toda rede. "O descaso que a ALL (América Latina Logística) tem dado ao sistema ferroviário tem resultado em problemas significativos como a contaminação ambiental, acidentes envolvendo funcionários e a população em geral, congestionamento de trânsito, má ocupação de solo, prejuízos a qualidade de vida de futuras gerações,  sucateamento da estrutura viária, entre outros", afirma Roberto Teixeira. O coordenador regional do sindicato em MS, diz que a categoria já perdeu a conta das denúncias protocoladas no Ministério Público e que ferem claramente a legislação trabalhista. "A situação dos terceirizados é a pior, eles não tem direito a nada, são registrados irregularmente, não recebem benefícios básicos e trabalham em condições de altíssimo risco", desabafa. O sindicato contesta também o último contrato assinado entre a REFSA e a MBR.  O questionamento seria quanto ao valor do TKU (tonelada quilômetro útil) de minério transportado, cobrado pela empresa. Além destes fatores, eles garantem que empréstimos foram contraídos no exterior em nome da REFSA e CSN, recursos que jamais teriam entrado nos cofres das referidas empresas.


Apesar de ainda lamentar o passado a principal cobrança dos sindicalistas é a democratização da gestão, a participação dos empregados na direção da empresa,  a moralização e fim do autoritarismo administrativo.


Resumo
Desde a privatização  da Ferronorte, Ferraban e antiga Noroeste do Brasil, em 1996, já foram demitidos só no trecho que liga Bauru a Corumbá mais de 1500 funcionários. Hoje são  398 trabalhadores e pouco mais de 200 terceirizados.


O transporte ferroviário se destaca como um dos mais importantes modais pelas suas características econômicas e estratégicas para o desenvolvimento de qualquer país: Transportam mais, poluem  menos , ocupam menor lugar no espaço e registram baixos  índices de acidentes.
Além dos nomes oficiais estão sendo convidados para o do debate na AL, nesta segunda, ferroviários ativos, aposentados, pensionistas, demitidos e anistiados.


Local : plenarinho da AL
Data: 08-10 segunda-feira
Horário: 14h contato: Roberto Teixeira 9245-8735 - 3325-0344

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Campo-grandense captura surubim de 140 cm no Rio Aquidauana

2
Anastácio

Ponte velha ficará interditada por tempo indeterminado a partir do dia 26

3
Aquidauana

Richard Rasmussen vem ao Pantanal para iniciar expedição pelos biomas brasileiros

4
Aquidauana

Vídeo: Poste pega fogo durante curto-circuito e derruba luz e internet em Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O SONHO DO LÍDER É AGITADO"

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Clubes

CLUBE DOS MEDICOS

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2250
Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Óticas

Ótica e Relojoaria Zenith

Rua Estevão Alves Corrêa, 568 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Siriema Sextou
Fale com a redação