Estão suspensos o atendimento ao público nas dependências da ALEMS
Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul / Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS) prorrogou as medidas temporárias de funcionamento do Parlamento e também disciplinou o retorno das atividades legislativas. As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo nesta quarta-feira (27), por meio do Ato 1/2021, e podem ser acessadas na íntegra neste link.
Até o dia 30 de abril, estão suspensos o atendimento ao público nas dependências da ALEMS e a realização, de forma presencial, de eventos coletivos como sessões solenes, audiências públicas, frentes parlamentares e visitação institucional. Também permanece suspenso até o dia 30 de abril o prazo de tramitação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa (2019).
A suspensão faz parte das medidas temporárias da Casa de Leis para prevenção ao contágio pelo coronavírus. De acordo com a Mesa Diretora, os eventos coletivos, depois de aprovados pelo Plenário, poderão ser realizados por meio de videoconferência.
“Infelizmente ainda estamos em um momento difícil. Mesmo com os números querendo cair, ainda são dias complicados e muitas mortes ocorrendo. Nestes três meses, a esperança é de que mais pessoas, de acordo com as prioridades, sejam vacinadas e assim a proliferação diminua”, afirmou o presidente em exercício da ALEMS, deputado Eduardo Rocha (MDB).
Retorno das atividades
Na segunda-feira (1), os servidores do Legislativo retornarão do período de férias coletivas. Todos os servidores das secretarias e gerências da ALEMS voltarão ao trabalho presencial, ressalvados, exclusivamente, aqueles com idade igual ou superior a 60 anos e os que comprovadamente pertencerem ao grupo de risco para a contaminação pelo coronavírus.
Com relação aos servidores dos gabinetes parlamentares, caberá a cada chefe de gabinete, de acordo com a conveniência de cada parlamentar, designar os servidores para o trabalho presencial e para o trabalho remoto.
Todos os profissionais em trabalho presencial deverão passar por avaliação da Junta Médica da ALEMS. Os dias e horários da avaliação estão detalhados no Ato. O uso de máscaras hospitalares ou de tecido no âmbito da ALEMS é obrigatório.
As sessões do Plenário, as reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e as reuniões da demais Comissões de Mérito serão realizadas de forma mista (presencial e remota). É facultada aos deputados a participação remota nas sessões e reuniões. “O trabalho não vai ser prejudicado e vamos continuar por meio de escala, preservando a todos. No caso das sessões, continuaremos de forma mista, os que puderem e quiserem, com todos os cuidados, podem ir pessoalmente, mas caso contrário de forma online”, explicou Rocha.
As sessões do Plenário e as reuniões das Comissões serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da ALEMS. As atividades do Parlamento podem ser acompanhadas por meio do site institucional da ALEMS, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS, Instagram, Twitter e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). Para receber as atualizações, o cidadão também pode se cadastrar e receber as informações via Whatsapp ou se inscrever na Newsletter da Casa de Leis.
Para conhecer todas as ações da ALEMS no enfrentamento à Covid-19, clique aqui e confira.
Sorte
Números sorteados foram: 01 - 20 - 32 - 43 - 57 - 5
Esportes
Estado ficou em 5º lugar na colocação nacional
Voltar ao topo