08 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
ALEMS

ALEMS participa de debate sobre violação ao direito à gratuidade de passagens de ônibus

28 NOV 2019 - 10h39min
Assessoria

A Constituição Federal garante aos maiores de 65 anos a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. Em Mato Grosso do Sul, a Lei 4.086/2011 trata da concessão de gratuidade no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, em benefício das pessoas idosas e ou com deficiência. Apesar desses direitos assegurados, os idosos têm denunciado na Defensoria Pública o desrespeito à gratuidade por parte das empresas de transporte interestadual que atuam no Estado. Para tanto, o órgão realizou audiência pública nesta quinta-feira (28) para debater o tema.

O coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Mateus Augusto Sutana Silva, explicou que dois processos foram instaurados pela Defensoria devido a muitas reclamações de não cumprimento da legislação. “Antes se ajuizava ação individual, ganhava liminar individual e se resolvia, mas acontecia repetitivamente. Então como o Núcleo tem atuação coletiva, reunimos os dados e instauramos esses dois procedimentos contra a Andorinha e Motta e realizamos essa audiência pública para ver como que anda também a questão da informação ao consumidor”, disse.

Ele ponderou que as empresas enviaram o quantitativo de passagens que foram concedidas em um determinado período, mas a audiência quis entender como está a relação de venda. “A gente percebeu que é aí que mora o problema. Quando o idoso está sozinho é atendido de uma forma, dizem que não tem passagem, mas quando chega com a ação é outra forma. Por isso vamos colher informações para uma possível assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta [TAC], para que as empresas se adequem e cumpram de forma mais efetiva a legislação”, detalhou.

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no evento, o deputado Renato Câmara (MDB), que é coordenador da  Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ressaltou que o tema já foi tratado nos trabalhos parlamentares e que um aprimoramento da legislação está sendo pensado.

“O que vimos é que o idoso chega ao guichê e dizem que não há vaga e o encaminham para pagar 50% do valor, mas se houvesse o total cumprimento das leis ele não iria pagar nada. Muitos sequer sabem do direito. Ontem na Frente Parlamentar o Procon-MS disse que tem ouvidoria para receber as denúncias e definimos que vamos formular uma lei para ter esse número de vagas resguardado e divulgado no guichê. Precisamos facilitar e diminuir a burocracia”, finalizou o deputado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Em Anastácio, motociclista é jogado pra fora da pista após pneu estourar

2
Aquidauana

Exemplo de garra, professora Nara luta contra o terceiro câncer em meio a pandemia sem perder a fé

3
Geral

Após serem jogados pra fora da pista, pai e filho recebem alta de hospital

4
Geral

Voo que vinha de São Paulo para Campo Grande não consegue pousar por conta do mau tempo

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min14 max26

Aquidauana

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
min14 max26

Anastácio

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,06m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Pousada dos Monteiros

Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 3324-8237/ www.pousadadosmonteiros.com.br
Telefones Úteis

Detran

Rua Jose Alves Ribeiro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1187/2210
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo