O governador André Puccinelli (PMDB) destacou hoje o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, na liberação de R$ 27 milhões para a defesa sanitária em Mato Grosso do Sul. Para ele, os recursos do convênio irão definitivamente garantir ao Estado as condições necessárias de realizar o melhor trabalho de controle sanitário do País.
"Vamos executar um trabalho de excelência", destacou Puccinelli, lembrando que até o momento todos os trabalhos realizados foram executados com recursos próprios, e os órgãos estaduais fizeram o dever de casa. "Procuramos fazer bem a lição de casa, e com os recursos do Mapa, vamos melhorar ainda mais as ações de defesa sanitária animal, credenciando nosso estado para a liberação das exportações de carne para nossos principais mercados importadores", enfatizou.
A liberação dos recursos, para André, esteve dentro dos trâmites normais e necessários, diante o peso do convênio tão abrangente e de tanta importância para o mercado exportador do País. Ele descartou ainda que os trabalhos de defesa sanitária e vigilância foram prejudicados pela demora na liberação dos recursos federais.
"Os recursos chegam em boa hora. O Ministério da Agricultura é um grande parceiro do Estado, e o convênio firmado é o maior do Brasil, o que comprova a importância com que o presidente Lula e o ministro Stephanes tratam o assunto", afirmou o governador.
Outro ponto estratégico para a celebração do convênio e seu êxito, lembrado pelo Governador, foi o envolvimento de todos os agentes políticos e da sociedade priorizando a defesa e vigilância sanitária como prioritária para o nosso Estado. "Contamos sempre com a participação da sociedade. O controle sanitário não é tarefa de um só, não é só do Ministério da Agricultura, não é só do Estado, é de todos e precisar continuar assim", conclui.
O convênio no valor de R$ 27 milhões assinado nesta semana em Brasília será publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União. Entre as prioridades celebradas no documento estão a reestruturação do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e a dinamização dos trabalhos nas fronteiras secas do Estado.
Polícia
PRF localizou suspeito na BR-060, em Água Clara
Cidades
Cidade permanece com decreto de estado de emergência após as chuvas
Voltar ao topo