22 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

André explica hoje na Assembléia como é feito rateio de ICMS

18 SET 2007 - 07h58min
conjuntura on line

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), garantiu comparecer nesta terça-feira, à Assembléia Legislativa, onde deverá explicar aos deputados estaduais como é feito o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios com base nos índices a que cada um tem direito constitucionalmente.


André, que levará a tira-colo o secretário de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, resolveu se reunir com os parlamentares, às 9h, depois da polêmica criada na Casa a partir da interpelação judicial contra o deputado Pedro Teruel (PT), que criticou o fato de Dourados ter índice de recebimento do ICMS reduzido.


A interpelou judicialmente contra o parlamentar foi feita à pedido da PGE (Procuradoria Geral do Estado). Há dias, Teruel fez uso da tribuna somente para questionar os métodos utilizados para se chegar aos índices a cada um dos 78 municípios tem direito na arrecadação do ICMS.


A mesma queixa fez o prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), observando quer com os critérios de rateio do ICMS dos municípios para 2008, fixados em decreto pela Secretaria de Fazenda, a prefeitura vai ter uma perda de 8,73% nos seus repasses, o que significa - com base nos atuais de níveis de arrecadação - que a cidade deixará de receber R$ 4,1 milhões ao longo do ano do que vem.


Na conversa com os parlamentares, André Puccinelli deve apresentar números e explicar como os índices de repasse do ICMS a cada município são encontrados.


Em entrevista à imprensa,  na manhã desta segunda-feira, ao participar de debate sobre a campanha MS Contra a Violência, liderada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Campo Grande, o governador não quis adiantar detalhes da conversa, preferindo deixar para expor os números durante a reunião com os parlamentares, no gabinete do presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB).


Apesar de não comentar sobre a interpelação judicial contra Teruel, André Puccinelli disse que o petista mentiu na tribuna da Assembléia ao criticar os valores destinados a Dourados a partir de janeiro de 2008. "Imunidade não é para mentira", limitou-se a dizer.


Interpelação judicial 


Ao reagir contra a interpelação judicial, Teruel disse que estava apenas atuando na defesa do interesse público, portanto, encontra-se protegido pela cláusula constitucional da imunidade parlamentar, ao fazer uso da tribuna.


Para o Parque dos Poderes, o deputado teria insinuado que a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) errou no cálculo da tabela que determina o repasse do imposto aos municípios.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paula Fernandes e Cauã Reymond passeiam de barco no rio Aquidauana

2
Aquidauana

'Apresentador selvagem', Richard Rasmussen visita Aquidauana nesta quarta-feira

3
Policial

Vídeo: Polícia prende homem que amarrou menino de 2 anos com coleira do cachorro

4
Anastácio

Anastácio: Ex-prefeito é o primeiro candidato com registro deferido pelo TRE-MS

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Veja...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"...O LÍDER CUIDA DO POVO."

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Pizzarias

Pizza Caseira Quero Mais

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8107
Cyber Cafés

Web Cyber - Conectado ao Mundo!

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 750 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7089
Ver Mais
Fale com a redação